Software de gestão agro: saiba 7 coisas que ele pode fazer

O uso de software para agronegócio visa aperfeiçoar a gestão da propriedade rural, com maior controle sobre os investimentos financeiros

Software de gestão agro

No agronegócio, uma gestão eficiente é fundamental para garantir o sucesso das atividades e otimizar os resultados.

Por isso, o uso de software de gestão para o agronegócio tem se tornado cada vez mais relevante, proporcionando inúmeras vantagens e benefícios aos produtores rurais.

Um software de gestão é uma ferramenta tecnológica desenvolvida especificamente para atender às demandas e desafios de uma propriedade rural, integrando informações e processos administrativos, financeiros e contábeis.

Os resultados são análises de dados mais completas e a tomada de decisões mais assertivas, impulsionando a eficiência das operações. Saiba mais neste artigo!

7 coisas que um software de gestão pode fazer na sua lavoura

Um software de gestão para o agronegócio é essencial para a digitalização da fazenda e o aperfeiçoamento do controle financeiro.

Isso é feito a partir de uma série de recursos e funcionalidades que podem te auxiliar no gerenciamento de suas finanças de maneira mais eficiente e precisa.

Com base em dados atualizados e categorizados, o software permite uma análise detalhada das receitas e despesas relacionadas à atividade agrícola. Dessa forma, é possível ter uma visão clara e objetiva sobre a saúde financeira de sua propriedade.

1. Controle financeiro

Com o uso de um software para o agro, o controle financeiro pode ser exercido de forma mais completa, devido à integração de dados com outros setores da empresa rural.

O software agrícola possibilita o registro e organização de todas as transações financeiras da propriedade rural, como compras de insumos, vendas de produtos, pagamentos de fornecedores, entre outros.

Essa organização facilita a gestão e a análise posterior dos dados financeiros, permitindo um controle mais preciso das finanças da propriedade. O software permite uma análise detalhada da rentabilidade de cada atividade agrícola desenvolvida na propriedade. 

Por meio de relatório e gráficos, é possível comparar os custos envolvidos na produção com os resultados obtidos, identificando quais culturas ou atividades são mais lucrativas e quais merecem ajustes para melhorar sua tomada de decisão.

Você faz simulações e cenários para identificar os melhores momentos para investir, definir metas financeiras e estabelecer estratégias para maximizar os lucros.

2. Controle de insumos agrícolas

Um software de gestão agrícola pode ajudar no controle de insumos agrícolas, por meio do gerenciamento do uso desses recursos essenciais para a produção.

O software permite o registro detalhado de sementes, fertilizantes, defensivos agrícolas, entre outros. Isso inclui informações como dados de aplicação, data de utilização, lotes, fornecedores e custos.

No sistema, é possível registrar as entradas e saídas de cada insumo, permitindo que os acompanhem os níveis de estoque em tempo real, além de emitir alertas quando chega ao nível crítico.

O software fornece dados sobre o consumo histórico, como demandas futuras e como recomendações técnicas, auxiliando na definição de requisitos necessários e prazos para aquisição. Isso evita compras excessivas ou insuficientes, otimizando os custos e garantindo o abastecimento adequado.

O sistema permite o registro das datas, dos locais das produções e das doses aplicadas, bem como a geração de relatórios de todas as atividades operacionais em campo.

Assim, dá para você acompanhar de perto as práticas de aplicação, avaliar a eficiência econômica das aplicações, e realizar ajustes para maximizar a eficiência dos insumos utilizados.

Você pode avaliar o impacto dos insumos nos custos de produção, identificar os insumos mais eficientes em termos de custo-benefício e realizar análises comparativas entre diferentes safras ou áreas de propriedade.

3. Melhora do manejo e monitoramento de pragas

No manejo e monitoramento de pragas, o software para o agronegócio ajuda a identificar, controlar e tomar medidas preventivas contra pragas que podem afetar as lavouras. 

É possível inserir informações como dados, local, tipo de praga identificada e nível de infestação, o que permite fazer um acompanhamento histórico das ocorrências e fornecer uma visão clara da situação de infestação ao longo do tempo.

O software permite o monitoramento em tempo real das condições ambientais que favorecem o impulso e a disseminação de pragas, já que ele é integrado a médias climatológicas de precipitação acumulada e média, além de temperatura média.

Os dados dos pluviômetros podem ser registrados no sistema e visualizados em gráficos de balanços hídricos. 

Outra funcionalidade do sistema é que ele mostra indicadores produtivos e econômicos para tomada de decisões, refletindo a eficiência das boas práticas agrícolas, com base em informações técnicas.

Essas recomendações auxiliam os produtos a adotarem práticas de manejo eficientes e sustentáveis.

4. Aumento da produtividade

O aumento da produtividade por meio do uso de um software de gestão agrícola ocorre, principalmente, por meio da coleta e análise de dados, além da elaboração de novas estratégias para aumento do rendimento.

No software, é possível centralizar todas as informações da produção agrícola: plantio, tratos culturais, aplicação de insumos, colheita, entre outras, de forma organizada e eficiente, o que evita atrasos, perdas e falhas na execução das tarefas, otimizando o tempo e aumentando a produtividade geral.

A análise de dados detalhada é um diferencial: o sistema armazena informações sobre variedades de culturas, histórico de colheitas, desempenho de insumos, dados climáticos, entre outros, e assim identificar padrões, tendências e áreas de melhoria. 

O acompanhamento de indicadores-chave de desempenho (KPIs) relacionados à produtividade é essencial para monitorar o rendimento por hectare, custo de produção, eficiência de máquinas e equipamentos, entre outros, e estabelecer metas para aumentar a produtividade.

5. Redução de custos

A identificação de oportunidades de economia de custos, otimização dos processos, além do controle de despesas é um dos grandes desafios das propriedades rurais.

Com o uso de um sistema de gestão é possível fazer esse trabalho de forma eficiente. Você pode registrar e monitorar receitas e despesas, controlar o fluxo de caixa rural, acompanhar os custos de produção e analisar os resultados financeiros.

Assim, é possível identificar oportunidades de redução de custos e melhores práticas de gerenciamento financeiro, bem como reduzir tempos ociosos, otimizar a distribuição de tarefas e melhorar a alocação de recursos.

Isso resulta em uma utilização mais eficiente dos recursos disponíveis, atendendo custos operacionais e aumentando a produtividade.

6. Ganho em competitividade

Para se manter competitivo no agronegócio, é preciso sempre inovar e investir em tecnologias digitais, tais como software de gestão, que faz com que os processos sejam cada vez mais otimizados.

Além disso, o software ajuda também no acesso rápido e fácil a dados importantes, como histórico de produção, informações climáticas, registros de insumos e fertilizantes utilizados, entre outros. 

Pode incluir o agendamento de irrigação, a aplicação de defensivos agrícolas de forma precisa, a geração automática de relatórios, a emissão de notas fiscais eletrônicas, entre outras atividades, como gerar relatórios precisos sobre investimentos, despesas, receitas e lucros.

Você identifica gargalos financeiros e realiza ajustes nos processos para aumentar a eficiência e reduzir desperdícios, o que resulta em ganho de competitividade.

7. Aumento da rentabilidade

O aumento da rentabilidade na produção agrícola pode ocorrer através da otimização de processos, redução de custos e maximização da produtividade, a partir da tomada de decisões embasadas em dados precisos.

Nesse sentido, um software de gestão agrícola pode contribuir para realizar um planejamento estratégico mais eficiente, com base em dados históricos, informações climáticas, análises de solo e recomendações de cultivo, ajudando a reduzir desperdícios, otimizar o uso de recursos e evitar custos necessários.

Outra função é a automação de tarefas rotineiras para economizar tempo, reduzir erros humanos e aumentar a eficiência operacional, com geração de relatórios de avaliação.

Além disso, monitorar o consumo de insumos em cada etapa do processo produtivo, evitar desperdícios e usos excedentes para cada cultura, reduzindo custos de produção e maximizando a eficiência.

Com base nesses dados, você pode tomar decisões embasadas em informações concretas, reduzindo riscos de tomadas de decisões equivocadas. Decisões estratégicas mais acertadas funcionaram para a maximização dos lucros e, consequentemente, o aumento da rentabilidade.

5 funcionalidades que só o sistema de gestão Perfarm pode fazer por você 

O sistema de gestão Perfarm é uma solução completa e abrangente para produtores rurais, oferecendo recursos e funcionalidades que auxiliam na gestão eficiente de propriedades agrícolas, podendo ser usado tanto por celular, via aplicativo, quanto no computador.

Com o Perfarm, é possível ter um controle preciso das atividades e processos relacionados à sua propriedade, impulsionando a produtividade e aumentando os resultados financeiros.

O Perfarm funciona na nuvem por meio de um sistema ERP, ou seja, você precisa só acessar por meio de login e senha, sem necessidade de instalação de arquivos em seu computador ou de atualização, já que isso ocorre de forma automática. 

1. Sistema multicultura: gestão de diferentes culturas em um único sistema

O Perfarm é capaz de lidar com diferentes culturas em um único sistema. Isso significa que quem trabalha com múltiplas culturas, como grãos, hortaliças e frutas, pode gerenciar todas essas atividades em um único lugar.

O sistema permite o cadastro e o controle de todas as informações específicas de cada cultura, como plantio, colheita, tratos culturais e aplicação de insumos, facilitando o monitoramento e a tomada de decisões.

2. Análises individuais, segmentadas e agrupadas  (análise em regime de competência)

No sistema da Perfarm há recursos avançados de análise que permitem uma visão abrangente e detalhada, o que possibilita realizar análises individuais de cada cultura ou produção animal, identificando pontos fortes e oportunidades de melhoria.

Além disso, é possível fazer análises segmentadas, agrupando culturas ou atividades semelhantes para uma comparação mais precisa. O sistema também permite uma análise em regime de competência, considerando as receitas e despesas no período em que efetivamente ocorreram.

3. Personalização de acordo com as suas necessidades reais e momento da propriedade

Uma das vantagens de usar o software da Perfarm é que ele é altamente personalizável, permitindo que você adapte o sistema de acordo com suas necessidades e o estágio atual da propriedade.

É possível configurar os módulos, relatórios e indicadores-chave de desempenho de acordo com as metas do produtor

Essa flexibilidade garante que o sistema seja uma ferramenta adaptável e útil em qualquer estágio da propriedade, seja no início da produção ou em uma fase mais avançada.

4. Consultoria personalizada para ajudar a aumentar os lucros

A Perfarm não se limita apenas a um software de gestão, mas também oferece uma consultoria personalizada.

Especialistas em agronegócio acompanham os produtores, fornecendo orientações estratégicas para aumentar os lucros e a eficiência das atividades.

Essa consultoria abrange desde o uso correto do sistema até a identificação de oportunidades de melhoria e implementação de práticas mais eficientes.

5. Aplicativo que funciona off-line

Uma característica destacada pelo Perfarm é seu aplicativo móvel, que permite o acesso ao sistema mesmo em áreas com conexão limitada ou inexistente. Isso é especialmente útil em propriedades rurais afastadas ou durante atividades de campo.

Assim, mesmo off-line, você pode consultar informações e realizar lançamentos e tarefas essenciais. E quando a conexão é restabelecida, todas as informações são sincronizadas automaticamente.

Aproveite o sistema Perfarm gratuitamente!

No sistema da Perfarm, você tem diversas opções de iniciar a digitalização da gestão da sua fazenda, podendo, inclusive, ser de forma gratuita. 

O sistema oferece uma versão sem custos com diversas funcionalidades para você otimizar seus processos gerenciais, armazenar informações sobre sua propriedade rural, como mapeamento de área, atividades a serem realizadas (do dia e futuras), registrar a compra de insumos e maquinários, dentre outros. 

>> Acesse aqui o Perfarm: o sistema de gestão mais completo do agro no Brasil!

Conclusão

O sistema de gestão Perfarm oferece uma série de benefícios para a gestão de propriedades rurais, de pequeno e grande porte.

Com recursos como sistema multicultura, análises separadas, personalização, consultoria personalizada e aplicável para qualquer agronegócio, na agricultura, pecuária ou agroindústria.

Os processos operacionais do seu agronegócio serão mais otimizados e trarão muito mais resultados com o software de gestão agrícola da Perfarm.

Mario Bittencourt

Analista de Copywriting da Perfarm, é jornalista e pós-graduado em Agricultura de Precisão e em Ciência de Dados. Faz mestrado em Agricultura de Precisão na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *