O que é um sistema ERP e sua importância para o agronegócio

A utilização do sistema ERP no agronegócio é fundamental para a digitalização e o aperfeiçoamento da gestão, dentro ou fora da porteira

Sistema ERP (Envato Elements)

Controlar todos os processos administrativos, financeiros e contábeis, além de operações em campo, é um dos principais desafios da gestão no agronegócio.

Ao longo dos anos, diversos métodos têm sido utilizados, muitos deles adaptados de empresas de outros setores da economia, onde se destaca o uso de tecnologias.

Dentre elas, está o sistema ERP, que diz respeito aos softwares de gestão, como o da Perfarm. Saiba neste artigo o que é um sistema ERP e as vantagens da sua utilização.

O que é um sistema ERP?

O sistema ERP é um software que auxilia na gestão geral de uma empresa de qualquer tamanho e vem sendo bastante utilizado no agronegócio mundial.

A sigla ERP vem do inglês “Enterprise Resource Planning”, ou sistema de gestão integrado. 

A busca por sua utilização está relacionada ao suporte digital oferecido por esses sistemas, muitas vezes de forma automática, o que torna a gestão mais eficiente.

Assim, no sistema ERP, podem ser realizados todos os processos relacionados ao financeiro, administrativo, RH, serviços, contabilidade e produção, dentre outros.

Ao integrar todos esses processos em um só, o sistema ERP permite que se tenha uma análise mais real sobre os dados da fazenda ou empresa agrícola, o que permite atuar de forma estratégica, com ações de curto, médio e longo prazo.

Isso confere ao agronegócio, de uma forma geral, mais poder de competitividade frente ao concorrido mercado global de commodities, cujos integrantes atuam com sistemas ERP.

O que o programa ERP proporciona?

Com o avanço da utilização e a sua popularização em diversos setores da economia global, os sistemas ERP têm se tornado cada vez mais fáceis de serem manejados e intuitivos.

A ideia é fazer com que cada vez mais o usuário de um sistema ERP encontre facilidade e economize tempo na utilização do sistema, seja para inserir ou analisar dados.

Tarefas que levavam muito tempo de serem realizadas, como balanços e contas de um período, podem ser feitas de forma automática pelo sistema ERP.

Isso possibilita ao gestor e aos integrantes da equipe dedicar mais tempo a outras atividades, sejam elas relacionadas ao seu bem-estar profissional ou pessoal.

E no caso de uma fazenda ou empresa rural, o ganho de tempo é essencial para averiguar e resolver outras situações, sejam elas relacionadas às operações de campo ou mercado.

Sistema ERP (Envato Elements)

O sistema ERP na pecuária de leite é uma das especialidades da Perfarm (Envato Elements)

Como funciona um sistema ERP?

Um ERP é composto de módulos integrados cuja forma de interação com outros programas e ferramentas é determinada por uma API – interface de programação de aplicativos.

Todos eles compartilham de um bando de dados comum, sendo, assim, possível, que se estabeleça uma troca de informações que favorecem a tomada de decisão.

Num sistema ERP, cada módulo é concentrado em uma área (administrativa, financeira, contábil, RH, operações, logística), mas sempre trabalhando juntos para alcançar os objetivos da fazenda ou empresa rural.

Há softwares que já vêm com modelos prontos para inserção e análise de dados e outros, como o da Perfarm, onde, além dos modelos, há a possibilidade de personalizar os módulos conforme a realidade do agronegócio em questão.

Os sistemas ERP, geralmente, também suportam requisitos específicos de cada setor, como parte da funcionalidade principal do software ou de extensões do aplicativo.

Vantagens do sistema ERP

Um sistema ERP pode oferecer diversas vantagens e isso vai variar conforme as suas funcionalidades, que são fruto da expertise de quem o desenvolveu.

Mas, de forma geral, uma das principais vantagens do sistema ERP atuais é que ele, ao invés de precisar ser instalado no computador, funciona na nuvem.

Assim, para ter acesso ao sistema, o usuário precisa apenas fazer o login com nome de usuário e senha, não necessitando fazer atualizações, o que ocorre de forma automática.

Ter o sistema ERP na nuvem é uma grande vantagem porque, além de você poder utilizá-lo de qualquer computador, evita ocupar a memória do mesmo, tornando a sua funcionalidade mais ágil.

O controle das operações de campo pode ser feito com o sistema ERP (Envato Elements)

Veja 6 benefícios do sistema ERP

  1. Maior agilidade: as operações eficientes e o acesso direto aos dados em tempo real permitem identificar novas oportunidades e responder rapidamente a elas;
  2. Emissão rápida de relatórios: com dados integrados, a emissão de relatórios de qualquer área que faz parte do sistema se torna mais rápida, o que possibilita obter mais insights e melhorar o desempenho;
  3. Redução de riscos: o maior controle dos negócios da fazenda ou empresa rural favorece à previsibilidade de situações cujos efeitos podem ser anulados ou minimizados, com base em atuação estratégica para isso;
  4. Maior produtividade: a automação dos processos relacionados ao agronegócio auxiliam todos os envolvidos nas tarefas a serem realizadas e contribuem para a resolução mais rápida de problemas;
  5. Insight relevantes: no sistema ERP, você tem uma fonte única e segura a respeito das questões que envolvem as contas da sua fazenda ou empresa rural. Com isso, você pode tomar decisões mais assertivas;
  6. Tecnologia da Informação: ao compartilhar um mesmo banco de dados, é possível simplificar as operações de TI e oferecer um modo melhor de realizar as tarefas. 

O sistema ERP da Perfarm

O Sistema ERP da Perfarm é o mais completo do agronegócio no Brasil, pois pode ser utilizado para diversas culturas e ainda ser personalizado, conforme sua necessidade.

Veja 3 diferenciais do Sistema ERP da Perfarm:

  1. É personalizável para o seu agronegócio, estando preparado para te atender;
  2. Todos os dados em um só lugar: veja o fechamento dos resultados produtivos e financeiros, o que precisa pagar e receber, o saldo futuro da sua conta bancária e outros;
  3. Suporte de especialistas da Perfarm: uma equipe qualificada ao seu lado auxilia na definição de políticas e metas operacionais, comerciais, financeiras e estratégicas.

 No sistema ERP da Perfarm é possível fazer a automatização das rotinas de gestão da fazenda, seja ela de agricultura ou pecuária, além da agroindústria.

O software já vem preparado para quem atua na área de grãos, bovinocultura de corte e leite, café, cana-de-açúcar, citros, hortifruti, suínos e aves, aquicultura e silvicultura, além de poder ser personalizado.

Para você ganhar tempo, o sistema da Perfarm coloca a sua gestão no piloto automático, um serviço no qual você só encaminha as informações e a equipe Perfarm faz o restante.

Sem esforço, você tem em suas mãos os resultados necessários para uma análise completa da realidade da sua fazenda ou empresa rural, criar estratégias e reduzir riscos.

https://app.perfarm.com/signup

Conclusão

O sistema ERP é uma ferramenta essencial para o seu agronegócio, seja ele qual for.

Além de proporcionar a digitalização da sua fazenda ou empresa rural, o sistema vai te dar mais confiança nos dados que estão sendo analisados e apresentação dos resultados.

Com base nisso, seus projetos de expansão na atividade podem ser realizados de forma mais segura, com projeções de crescimento baseadas em dados reais.

>> Faça agora o seu cadastro na Perfarm e tenha acesso ao melhor software de gestão do agronegócio do Brasil!

Mario Bittencourt

Analista de Copywriting da Perfarm, é jornalista e pós-graduado em Agricultura de Precisão e em Ciência de Dados. Faz mestrado em Agricultura de Precisão na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *