6 benefícios da gestão de compras

Quando falamos em gestão de compras, buscamos alternativas para o aumento de receita no agronegócio, de imediato, pensamos em produtividade.

Esta, advinda de práticas técnicas-produtivas, possibilita menor custo de produção por área. Todavia, o indicativo por si só não garante a maximização dos retornos financeiros.

Para não ficar rendido à competitividade, entenda o por que a gestão de compras é o fator chave que procura.

E por que é a gestão de compras que, muitas vezes, torna-se o principal vilão do sucesso do seu agronegócio. Leva você a perder tudo aquilo que faz de excelente no campo.

Gestão de compras

POR QUE APOSTAR NA GESTÃO DE COMPRAS?

Através das aplicações de conceitos a campo, a ciência agronômica vem se mostrado bem difundida no campo.

Pesquisas técnicas fortificam o setor e provam como é possível adaptar e tornar áreas mais produtivas.

Entretanto, a alta eficiência operacional a campo deve vir acompanhada de boas práticas de gestão, incluindo aquelas associadas à entrada de recursos “pela porteira”.

Os insumos utilizados a campo correspondem cerca de 50% do custo de produção e podem ser reduzidos por meio da gestão de compras.

Esta compreende um conjunto de ações responsáveis por planejar, gerenciar e coordenar processos que garantam a compra consciente de insumos.

Para não colocarmos todo o trabalho de campo bem-feito a perder e obter vantagens em relação ao custo de produção, devemos encarar as compras de maneira estratégica.

Dentre os diversos benefícios advindos da adoção da gestão de compra encontram-se:

  1. Redução dos preços de insumos
  2. Minimização de riscos de execução da safra
  3. Reduções de custos associados à gestão de estoque
  4. Garantia do cumprimento de obrigações financeiras
  5. Avaliação da necessidade de capital de giro e minimização de custos financeiros
  6. Melhoria da avaliação estratégica, econômico-financeira do campo x agronegócio

1. Redução dos preços de insumos

Entre os principais objetivos da gestão de compras está justamente a redução de preços. Instituir processos como a orçamentação em diversos fornecedores nos mostra, de imediato, resultados.

Múltiplos orçamentos permitem maior variabilidade de escolha e, consequentemente, maior poder de negociação.

Outra forma de reduzir os custos é através de um planejamento antecipado de compras. Historicamente os insumos apresentam valores mais altos próximo ao início da safra.

Logo, um planejamento bem feito evitará compras emergenciais, as quais contribuem para gastos não previstos.

2. Minimização de riscos de execução da safra

Processos de gestão de compras devem ser incorporados no planejamento técnico-produtivo adotado.

Ao passo que o Setor de Produção levanta a demanda de insumo e como ela se transformará em produtividade, o responsável pela compra deverá assegurar sua chegada.

Uma gestão de compras bem feita, impede que faltem insumos ao longo de toda safra: desde o preparo de solo à comercialização.

Logo, imprevistos como: insumos a preços elevados; inviabilidade de executar à safra; falta de peças para manutenção; e produtos indisponíveis para compra, não serão mais pontos críticos.

3.Reduções de custos associados à gestão de estoque

Outra métrica interessante avaliada na Gestão de Compras é a flutuação de preços do insumo no mercado. De acordo com a avaliação, é possível comprar insumos a preços mais acessíveis e cogitar o estoque do mesmo.

O armazenamento dos insumos pode ser interessante mas, para garantir a rentabilidade, é preciso gerenciar o estoque.

Uma gestão de estoque malfeita aumentará os custos dos insumos armazenados a níveis superiores aos preços mais altos praticados pelo mercado.

A gestão de compras juntamente com de estoque possibilita grande sinergia de benefícios, quando se pensa em redução de custos de produção.

4. Garantia do cumprimento de obrigações financeiras

Fora o Setor de Estoque, a gestão de compras otimiza processos administrativos do seu Departamento Financeiro. Um bom processo de compras reforça o cumprimento de obrigações financeiras, como a efetuação de pagamentos.

Assegurar este cumprimento viabiliza uma imagem positiva do seu negócio aos fornecedores, permitindo condições mais propícias para negociações.

Outra vantagem vista com a gestão de compras são as oportunidades de condição comercial.

A compra antecipada permitirá condições mais flexíveis de pagamento, seja por meio de descontos ou em número de parcelas.

5. Avaliação da necessidade de capital de giro e minimização de custos financeiros

O planejamento realizado na gestão de compras permite também antever o capital necessário para a compra de insumos.

Por meio da antecipação da compra, é possível escolher linhas de financiamentos mais vantajosos como também, evitar ações emergenciais que envolvam conta garantida.

Os créditos rurais, se bem avaliados, possibilitam vantagens no seu agronegócio. Saiba quais fatores você deve considerar em nosso artigo.

6.Melhoria da avaliação estratégica, econômico-financeira do campo x agronegócio

Como bem visto no artigo, a gestão de compras será um fio condutor entre os resultado a campo e do escritório. Nada adianta atingir metas de produtividade sem antes entender qual foi o custo dos recursos alocados.

A garantia de uma boa safra será a união de boas práticas agrícolas e de gestão. Visto que a compra estratégica de insumos impacta positivamente na maximização de lucros.

Cabe ressaltar que a maximização é um modelo que engloba diversos fatores os quais a gestão participa ativamente. Gerenciar o seu negócio é analisar os recursos e oportunidades para uma tomada de decisão certeira.

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *