Beneficiamento de grãos: etapas e cuidados fundamentais

O beneficiamento de grãos é um processo essencial na produção agrícola, desempenhando um papel fundamental no aprimoramento da qualidade dos produtos agrícolas e na maximização do seu valor comercial

Por meio de uma série de etapas e técnicas específicas, os grãos passam por procedimentos que vão desde a remoção de impurezas até a separação de melhores grãos, resultando em produtos finais de maior qualidade.

Neste texto, falamos sobre o processo de beneficiamento de grãos e como ele deve ser feito nos principais tipos de sementes comercializadas. Boa leitura!

Beneficiamento de grãos

O que é beneficiamento de grãos?

O beneficiamento de grãos é o conjunto de processos e técnicas utilizados para melhorar a qualidade, a durabilidade e o valor comercial dos grãos, como cereais e leguminosas. Esse processo ocorre após a colheita e antes da comercialização dos grãos. 

O objetivo principal do beneficiamento é remover impurezas, como pedras, terra, palha e outros resíduos, além de separar grãos de tamanhos diferentes.

Ele começa quando os grãos chegam à unidade e vai até serem embaladas e distribuídas. Máquinas especiais são usadas para separar impurezas, como pedras, poeira e outras coisas, com base no tamanho e peso das sementes.

Às vezes, há muitas impurezas, e por isso é utilizada uma máquina para fazer uma pré-limpeza e retirar coisas maiores, menores e mais leves que as sementes. 

Deve ser escolhida a peneira certa para essa máquina, para que ela funcione bem. Também são usadas máquinas de ar e peneiras para deixar as sementes mais uniformes.

Se as sementes precisam secar, elas vão para os secadores, onde a temperatura é controlada para não passar de 45 °C.

Depois, as sementes passam por outra máquina de limpeza, parecida com a pré-limpeza. São usados ventiladores para tirar impurezas leves e peneiras com diferentes furos para separar as sementes.

A mesa de gravidade é uma máquina que separa sementes leves das pesadas para obter sementes selecionadas e uniformes.

Finalmente, as sementes vão para a balança ensacadora, onde geralmente são embaladas em sacos de papel de 20 kg a 40 kg. 

Durante o ensacamento, as sementes podem receber tratamento químico contra insetos. Hoje em dia, também é possível armazenar em grandes sacolas ou a granel.

Qual a importância do beneficiamento bem feito para a qualidade dos grãos? 

O beneficiamento bem feito é fundamental para garantir a qualidade dos grãos em várias dimensões. Aqui estão alguns pontos importantes sobre a importância do beneficiamento de grãos de qualidade:

  1. Pureza e limpeza: O processo de beneficiamento remove impurezas, como pedras, poeira, palha e outros resíduos, proporcionando grãos mais limpos. Isso é fundamental para garantir a segurança alimentar e evitar a presença de materiais indesejáveis nos produtos finais.
  2. Uniformidade: O beneficiamento contribui para a obtenção de grãos mais uniformes em termos de tamanho, forma e qualidade. Isso é essencial para processos industriais seguintes, como moagem, e resulta em produtos finais mais consistentes.
  3. Armazenamento eficiente: Grãos beneficiados têm menos impurezas e um teor de umidade controlado, o que ajuda a prevenir o desenvolvimento de fungos e aumenta a eficiência do armazenamento a longo prazo. Isso é essencial para preservar a qualidade dos grãos durante os períodos de armazenamento.
  4. Melhor desempenho em processos industriais: Grãos bem beneficiados são mais adequados para processos industriais, como a produção de alimentos e rações. A remoção de impurezas e a uniformidade dos grãos facilitam esses processos.
  5. Valor comercial: Grãos de alta qualidade, obtidos por meio de um beneficiamento eficiente, têm um maior valor comercial. Agricultores e produtores podem obter preços mais elevados no mercado devido à qualidade superior de seus produtos.
  6. Redução de perdas: Um beneficiamento eficaz ajuda a reduzir as perdas durante o armazenamento e o transporte, garantindo que os grãos cheguem ao mercado em condições ideais.
  7. Atendimento a padrões de qualidade: Em muitos casos, os grãos precisam atender a padrões de qualidade específicos para serem aceitos no mercado global. O beneficiamento bem executado é essencial para cumprir esses padrões e garantir a aceitação nos mercados nacionais e internacionais.

Beneficiamento de grãos: etapas e cuidados

Cada etapa do processo de beneficiamento de grãos demanda cuidados específicos para garantir a eficiência e a integridade dos grãos.

1. Recepção dos grãos

Ao receber os grãos na unidade de beneficiamento, é essencial aplicar medidas que garantem a qualidade desde o início. 

Principais cuidados na recepção dos grãos

Verificar a integridade das embalagens, analisar a documentação que acompanha o lote e realizar uma inspeção visual são passos essenciais. Evitar a mistura de diferentes lotes também é fundamental para manter a rastreabilidade e garantir a consistência do processo.

2. Amostragem 

A amostragem adequada dos grãos é vital para representar fielmente a qualidade do lote.

Principais cuidados na amostragem

Utilizar métodos aleatórios e retirar amostras de diferentes pontos contribui para uma avaliação mais precisa. O uso de ferramentas limpas e recipientes adequados preserva a integridade das amostras, evitando contaminações externas.

3. Pré-limpeza dos grãos 

A pré-limpeza é a primeira etapa do beneficiamento, focada na remoção de impurezas maiores antes dos processos seguintes.

Principais cuidados na pré-limpeza dos grãos 

Durante essa fase, é essencial ajustar as peneiras de forma adequada, selecionando-as de acordo com as características dos grãos. Uma máquina de pré-limpeza bem calibrada garante a eficácia na remoção de impurezas sem prejudicar os grãos.

4. Secagem

A secagem é uma etapa crítica para evitar o desenvolvimento de fungos e garantir a durabilidade dos grãos.

Principais cuidados na secagem 

Controles precisos de temperatura são essenciais para evitar danos aos grãos, sendo importante não ultrapassar os 45 °C. A manutenção adequada dos secadores e o monitoramento constante do teor de umidade são práticas indispensáveis.

5. Classificação

A classificação dos grãos ocorre com base em critérios como tamanho, peso e densidade.

Principais cuidados na classificação

Durante esse processo, é fundamental escolher as peneiras adequadas para garantir a precisão na separação. Uma classificadora bem ajustada, com a utilização de diferentes tipos de peneiras, contribui para a obtenção de grãos uniformes.

6. Limpeza

A limpeza final dos grãos tem  objetivo de remover impurezas menores antes do armazenamento.

Principais cuidados 

O uso de máquinas de ar e peneiras específicas, ajustadas com precisão, é essencial para garantir a qualidade final dos grãos. Ventiladores e peneiras com diferentes furos também contribuem para uma limpeza eficaz.

7. Armazenamento de grãos 

A etapa final é o armazenamento adequado dos grãos, visando preservar sua qualidade.

Principais cuidados no armazenamento de grãos 

Evitar infestações por insetos e roedores é fundamental, sendo recomendado o uso de medidas de controle, como tratamentos químicos e boas práticas de armazenamento. Manter condições ideais de temperatura e umidade é essencial para evitar deterioração ao longo do tempo.

Quais são as etapas obrigatórias no beneficiamento de grãos? 

Não é sempre preciso realizar todas as etapas de beneficiamento, pois depende das condições dos grãos. Em algumas situações, apenas a pré-limpeza pode ser suficiente, e a secagem pode não ser obrigatória.

Existem duas situações possíveis:

  1. Se os grãos estiverem limpos, secos e forem vendidos imediatamente: É necessário realizar a secagem, limpeza e classificação. Isso garante que impurezas e materiais estranhos não ultrapassem 1%, e que o teor de umidade seja de 13%, conforme os limites estabelecidos pelo Mapa.
  2. Se os grãos estiverem secos, limpos e forem armazenados: Nesse caso, é preciso fazer a pré-limpeza, secagem (e limpeza, se necessário) e, em seguida, realizar o armazenamento.

Beneficiamento dos principais tipos de grãos

No beneficiamento de grãos são levadas em consideração as características físicas entre as sementes e os resíduos indesejados presentes no lote.

Os princípios básicos utilizados para a separação dos materiais indesejáveis das sementes são: tamanho (largura, espessura e comprimento), forma, peso, textura superficial e cor.

Confira abaixo como funciona o beneficiamento de alguns tipos de grãos.

Beneficiamento da soja

O beneficiamento da soja se inicia com a etapa de pré-limpeza, seguida por secagem, pós-limpeza, padronização, tratamento e pesagem.

O processo de beneficiamento da soja pode ter duas operações diferentes, uma em que o foco é retirar as impurezas e matérias estranhas que afetam a qualidade do grão, e outra que consiste em selecionar sementes de alto potencial germinativo.

São utilizadas máquinas de peneiras e uma mesa densimétrica para separar as sementes de acordo com o peso.

As sementes mais leves não são tão boas e geralmente possuem danos provocados por insetos, fungos, ou até mesmo má formação, já as sementes mais pesadas possuem maior qualidade

As sementes devem ser colhidas no momento adequado, que resultará em reduções de germinação e vigor e no aumento nos índices de infecção das sementes por fungos de campo.

A operação de colheita poderá ser antecipada, sendo realizada com graus de umidade das sementes ao redor de 18%. 

Além disso, uma estrutura adequada de secadores deverá estar disponível. A colheita deve ser efetuada o mais próximo possível do ponto de maturidade fisiológica das sementes, assim que seu grau de umidade e as condições climáticas locais permitirem. 

Assim sendo, as sementes provenientes do campo geralmente apresentam teor de água incompatível com o manuseio e armazenamento, necessitando, portanto, de secagem artificial.

Beneficiamento do milho

O beneficiamento do milho ocorre assim que as sementes chegam na UBS, onde é realizado o monitoramento da temperatura das cargas e de cada carreta é retirada uma amostra para verificação da umidade do material.

Após esse monitoramento as espigas são descarregadas e transportadas para as despalhadeiras automáticas, que farão a retirada da palha, durante esse processo são feitas inúmeras regulagens para evitar danos mecânicos nas sementes e garantir o maior aproveitamento.  

Com essa etapa realizada, temos um processo muito importante que é seleção automatizada e manual criteriosa, com dupla checagem, para garantir a seleção somente das espigas que atendem o nosso alto padrão de qualidade.

Feito isso, passamos o milho para a secagem. Para definir o protocolo de secagem levamos em conta o material genético, a umidade de chegada a empresa e a temperatura da carga. Com esses pontos definidos, inicia-se o processo de secagem.  

É importante ressaltar que a secagem é realizada em baixas temperaturas (de 34 a 40°C), preservando a qualidade das sementes de milho

Esse processo geralmente é controlado por automação, certificando que as sementes tenham uma secagem confiável e segura em termos de temperatura e umidade. 

A secagem artificial traz inúmeros benefícios, pois todos os fatores são controlados, desde a temperatura, quantidade de ar, até a velocidade da secagem.  

Tudo é feito para garantir que a qualidade das sementes se mantenha, o que não é possível quando as sementes secam no campo e é feita a colheita a granel. 

Após a secagem, são realizadas a debulha das espigas e a pré-limpeza das sementes. Depois disso, é realizado o processo de classificação das sementes, separando-as em relação a largura, espessura e comprimento, além do peso específico ao final do processo. 

Assim garantimos que um lote tenha uniformidade e sementes com alto potencial de germinação, promovendo um plantio com fácil regulagem, evitando falhas e duplas na lavoura.

Beneficiamento do feijão

O processo de beneficiamento do feijão seco consiste na pré-limpeza, onde são retirados resquícios de vegetais, folhas ou impurezas. 

A separação ocorre com base no tamanho e massa, as leves são retiradas por sistema de aspiração e as outras por peneiras vibratórias. Como a colheita dos grãos geralmente ocorre com umidade superior às recomendadas tecnicamente para armazenamento, os grãos são submetidos ao processo de secagem até o teor de água ser reduzido a níveis seguros de armazenagem (13%). 

No caso da não comercialização imediata, os grãos são armazenados em silos com controle de umidade e temperatura. Essas etapas são muito realizadas nas indústrias beneficiadoras de feijão, mas também podem ser realizadas pelo produtor ou cooperativa, quando possuem os equipamentos necessários.

Na indústria, os grãos secos seguem para limpeza e polimento, onde são retirados contaminantes e outras impurezas. A limpeza geralmente é realizada em um equipamento conhecido como catador de pedras, onde os grãos mais pesados são separados por uma saída própria (pedras, torrões, entre outros), enquanto os grãos seguem em outra saída. 

O polimento dos grãos é realizado por meio de cilindros metálicos com escovas no eixo central, a rotação faz que os grãos passem nas escovas desprendendo a poeira impregnada no tegumento. 

Em seguida, os grãos polidos entram para etapa de classificação, realizada pelo classificador de peneiras, um sistema vibratório que separa grãos de acordo com o tamanho dos furos, eliminando os miúdos e pela mesa densimétrica, que segrega padrões de grãos com base na diferença de densidade. 

Beneficiamento do café 

O beneficiamento do café é realizado após a colheita, o objetivo é eliminar a casca e separar os grãos.

Em uma fazenda, uma unidade de beneficiamento de café deve conter os seguintes equipamentos:

  1. Bica de jogo: se trata de um conjunto de peneiras de diversos tipos para separar o café das impurezas pequenas e grandes;
  2. Catador de pedras e metais: é um sistema para separar os grãos de café de impurezas mais pesadas;
  3. Descascador: u maquinário formado por um conjunto de navalhas metálicas giratórias e fixas que removem os pergaminhos e a casca do café;
  4. Classificador: esse sistema faz a separação dos grãos de acordo com o seu tamanho, densidade e forma.

A finalidade desses equipamentos é melhorar o tipo de café de acordo com as demandas do mercado.

No Brasil, nem todos os produtores de café têm condições de adquirir suas próprias máquinas de beneficiamento de café, por isso, acabam recorrendo a cooperativas para dar andamento no processo.

Beneficiamento do trigo

O beneficiamento do grão de trigo se inicia na pré limpeza onde são eliminadas as impurezas mais grosseiras.

Então, o trigo ainda sujo, pois foi retirado apenas as maiores impurezas, é encaminhado para silos metálicos internos e a primeira limpeza.

A seção de primeira limpeza remove os contaminantes como impurezas, sementes, pedras, micotoxinas presentes na casca do trigo e metais através da utilização da máquina de limpeza, separador de pedras, polidor, canal de aspiração, separador magnético e sistema de aspiração.

Após a limpeza o trigo necessita chegar a uma umidade exata antes de sua ruptura, para garantir o máximo de extração e mínimo teor de cinzas, logo é encaminhado ao molhador intensivo que controla a umidade do grão através do medidor automático de umidade adicionando água automaticamente ao trigo. 

Após a umidificação do trigo o mesmo será armazenado nos silos, onde permanecerá um tempo para homogeneização da umidade do grão. Estes silos possuem na sua parte inferior um sistema de múltiplas saídas que permitem uma extração homogênea do grão, garantindo que todos os grãos tenham o mesmo tempo de descanso.

Beneficiamento do arroz

O beneficiamento do grão de arroz serve para a obtenção do arroz branco para o consumo. Para isso ele compreende a retirada da casca e do farelo.

Normalmente, não se beneficia o arroz logo após a colheita e a secagem, porque após algum período de armazenamento,  ele tem uma melhora significativa na sua qualidade de cozimento.

Após o período de armazenamento, o arroz passa por mais um processo de limpeza para eliminar as impurezas mais grossas que podem estar misturadas a ele, como palha de arroz, torrão de terra, pedras, restos de insetos oriundos que não foram retirados na pré-limpeza.

Gestão e beneficiamento de grãos 

A gestão desempenha um papel fundamental no beneficiamento de grãos, sendo essencial para garantir eficiência operacional, qualidade dos produtos finais e sustentabilidade do processo. 

Ela envolve a definição de procedimentos de controle de qualidade, a realização de auditorias internas e externas e a implementação de melhorias contínuas para garantir que os grãos beneficiados atendam aos requisitos de mercado e regulamentações.

A gestão do processo também inclui a análise da viabilidade econômica das operações de beneficiamento, considerando custos, receitas e rentabilidade. Isso inclui a administração de orçamentos, a análise de investimentos em novas tecnologias e a busca por oportunidades de redução de custos.

Além disso, é preciso identificar, avaliar e gerenciar os riscos associados ao beneficiamento de grãos, incluindo fatores climáticos, flutuações nos preços das commodities, questões regulatórias e eventos inesperados que podem afetar a produção.

Por isso, contar com um sistema de gestão de fazendas pode auxiliar a administração da produção e beneficiamento de grãos.

Ele é capaz de reunir todas as informações relevantes do seu negócio para facilitar a visualização e a tomada de decisão.

Outros conteúdos do blog da Perfarm que você pode gostar:

  1. Grãos e cereais: qual a diferença?
  2. Como automatizar o controle financeiro da lavoura de café?
  3. Como calcular o lucro por hectare na produção de grãos?

Gabriela Carvalho

Sou formada em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Possuo certificações em Marketing de Conteúdo, SEO e Inbound Marketing. Sou apaixonada pela escrita e escrevo para blogs há mais de quatro anos.

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *