Armazenamento da goiaba: descubra a melhor forma de fazer

O armazenamento adequado da goiaba desempenha um papel crucial na gestão rural, impactando diretamente a eficiência da produção, a qualidade do produto final e a rentabilidade do produtor.

Armazenamento da goiaba em caixas de papel

Os benefícios estratégicos vão desde a preservação da qualidade do produto até a maximização da rentabilidade e o acesso a diferentes mercados.

Diante disso, é muito importante fazer um ótimo armazenamento da goiaba para manter as propriedades da fruta. Aprenda neste artigo a melhor forma de armazenar a goiaba. Boa leitura!

Aprenda como fazer o armazenamento da goiaba

A goiaba é uma fruta tropical suculenta e rica em nutrientes que requer cuidados específicos durante o armazenamento para garantir que sua frescura e valor nutricional sejam preservados.

O armazenamento de goiabas também é uma prática essencial para garantir a disponibilidade contínua dessa fruta no mercado e atender à demanda dos consumidores.

Aqui estão algumas orientações detalhadas sobre o armazenamento da goiaba:

1. Preparação pré-armazenamento

Antes de iniciar o armazenamento da goiaba, é essencial que as frutas estejam limpas e sem resíduos.

Por isso, recomenda-se a lavagem das frutas com água potável e detergente e/ou sanitizante que esteja de acordo com a legislação vigente.

Nesse momento, é possível descartar algumas frutas que estejam excessivamente maduras e com defeitos comerciais que podem atrapalhar a venda, como: amadurecimento excessivo, alterações fisiológicas e frutas imaturas.

Após a lavagem, é hora de selecionar as frutas de acordo com o padrão de qualidade do mercado.

Essa seleção é feita com base nos defeitos que podem ultrapassar os limites de tolerância aceitos no mercado.

Existem algumas frutas com imperfeições leves que podem ser vendidas normalmente. Entende-se com imperfeições leves, danos que não atinjam a polpa da goiaba, nem dificultem o consumo.

Lesões cicatrizadas, danos superficiais, umbigo malformado, deformações, amassados e manchas superficiais são considerados defeitos leves.

Além disso, recomenda-se que as goiabas descartadas sejam separadas das sadias e boas para a comercialização para evitar contaminação ou danos.

As goiabas também são classificadas de acordo com suas características.

De acordo com as diretrizes estabelecidas pela norma de classificação do Programa Brasileiro para a Melhoria dos Padrões Comerciais e de Embalagens de Hortigranjeiros específica para a goiaba, a classificação da fruta é determinada com base em classes.

As classes designadas são 5, 6, 7, 8, 9 e 10, correspondendo, respectivamente, a frutas com diâmetro de 5 cm a 6 cm, de 6 cm a 7 cm, de 7 cm a 8 cm, de 9 cm a 10 cm e com mais de 10 cm.

Popularmente, a prática comum é identificar o tipo de goiaba com base no número de frutas por caixa. Por exemplo, dizer que uma goiaba é do tipo 12 indica que existem 12 frutas de tamanho semelhante contidas na caixa.

A goiaba, quando classificada, deve apresentar semelhança tanto em termos de tamanho quanto de coloração. Em relação à coloração, são considerados três padrões: amarelo, verde-amarelado e verde-claro.

2. Escolha do ambiente de armazenamento da goiaba

O local de armazenamento da goiaba deve ser escolhido cuidadosamente. Idealmente, a goiaba deve ser mantida em ambientes com temperatura controlada entre 8°C e 12°C.

A umidade relativa também é um fator que deve ser levado em conta. Ela deve ser mantida entre 85% e 95%.

Nessas condições, a fruta pode ser conservada por até 21 dias.

Ventilação adequada é crucial para evitar o acúmulo de gases que aceleram o amadurecimento.

Nessa etapa é preciso determinar se as goiabas serão armazenadas à temperatura ambiente, na geladeira ou em condições de congelamento, com base na rapidez desejada para consumi-las.

Goiabas maduras podem ser mantidas à temperatura ambiente por alguns dias, enquanto a refrigeração prolonga a vida útil, e o congelamento é ideal para armazenamento a longo prazo.

Com instalações de armazenamento eficazes, os produtores têm a capacidade de acessar mercados mais distantes. Isso pode ser especialmente relevante para a exportação, onde o tempo de transporte é mais longo.

3. Embalagem adequada

A embalagem convencional para goiabas consiste em uma caixa de papelão com dimensões de 304 mm de comprimento, 205 mm de largura e 75 mm de altura, incluindo tampa, projetada para comportar 3 kg ou 3,5 kg da fruta.

Nesse tipo de caixa, as goiabas, provenientes da mesma origem, cultivar, qualidade e classe, são dispostas em uma única camada, de forma individual, e são envolvidas em papel seda ou redes de poliestireno, podendo ser protegidas por fitilhos.

Para garantir a devida proteção das frutas, é recomendado o uso de embalagens novas, limpas e feitas de material atóxico, que atendam aos padrões do mercado e assegurem a integridade física das goiabas.

Além disso, sugere-se a utilização de papéis ou selos impressos com produtos atóxicos e a identificação das caixas conforme as normas técnicas de rotulagem.

No contexto das exportações, são indicadas caixas de papelão com arranjos específicos, como 3 fileiras de 5 frutas (tipo 15), 3 de 6 frutas (tipo 18), 3 de 7 frutas (tipo 21), 6 frutas (tipo 24), 4 de 7 frutas (tipo 28), 4 de 8 frutas (tipo 32), 5 de 7 frutas (tipo 35), 5 de 8 frutas (tipo 40) e 5 de 9 frutas (tipo 45).

No mercado atacadista, as goiabas também são comercializadas em embalagens a vácuo, geralmente contendo quatro frutas.

Além disso, nas centrais de abastecimento, ainda é comum o uso de embalagens de madeira com capacidade para 18 kg a 22 kg de goiaba.

4. Controle de qualidade e inspeção regular

O controle de qualidade e inspeção regular dos processos de armazenamento da goiaba é de responsabilidade do produtor rural.

As fases do processo envolvem a preparação da carga, o transporte para o porto de embarque, o armazenamento  da goiaba nesse porto e o carregamento da carga no navio ou avião.

O objetivo é garantir que os procedimentos padrões sejam totalmente seguidos.

Antes de concluir o desembarque, é aconselhável verificar a carga para garantir que esta esteja conforme as especificações estabelecidas para qualidade, tamanho e embalagem.

E, se possível, registrar a temperatura da goiaba ao longo do trajeto, pois é necessário garantir as recomendações de armazenamento refrigerado.

Os frutos destinados ao mercado interno podem ser transportados sem refrigeração.

O correto armazenamento da goiaba facilita o controle de estoque e a logística.

Dessa forma, o produtor pode gerenciar melhor a oferta, monitorar os níveis de estoque e otimizar os processos de distribuição.

5. Técnicas de prolongamento da vida útil

A refrigeração é uma das estratégias mais eficazes para retardar o processo de maturação da goiaba, que, quando mantida à temperatura ambiente, costuma ocorrer em um período de 3 a 5 dias.

Como foi dito, as condições ideais recomendadas para o armazenamento da goiaba são temperaturas entre 8 ºC e 10 ºC, com uma umidade relativa entre 85% e 95%.

Sob essas condições, é possível conservar as goiabas por um prazo de até 21 dias.

Contudo, temperaturas mais baixas podem resultar em danos por frio, evidenciados por manchas escuras na casca, inicialmente em formato de pontos, que evoluem para depressões, juntamente com uma possível perda parcial ou total da capacidade de amadurecimento.

Além disso, a polpa pode adquirir uma textura emborrachada.

Em conjunto com o armazenamento da goiaba refrigerado, outras técnicas de preservação pós-colheita podem ser aplicadas na goiaba.

Uma delas consiste no uso de sacolas de plástico, como polietileno, ou filmes elásticos de cloreto de polivinila (PVC), ele possui uma espessura e permeabilidade à água e gases que são ajustadas de acordo com a respiração e a produção de etileno (um hormônio gerado durante o amadurecimento) pela goiaba após a colheita.

Esses materiais reduzem a perda de água e, em algumas variedades, retardam algumas alterações características do amadurecimento, como a perda de firmeza e o amarelecimento da casca.

A aplicação de ceras também pode ser utilizada nas etapas pós-colheita da goiaba. Além de promover uma aparência mais atraente devido ao brilho, a cera tem o potencial de reduzir a perda de água e retardar o processo de maturação.

No entanto, é crucial identificar o tipo de cera mais apropriado para cada variedade.

Prolongar a vida útil da goiabas permite que os produtores enfrentem melhor as flutuações de preços. Eles podem escolher vender quando os preços estão mais favoráveis, em vez de se submeterem a condições desfavoráveis de mercado.

O preço da goiaba em dezembro de 2023 no Rio de Janeiro está R$8,00 Kg.

Algumas plataformas online e softwares também podem fornecer cotações e informações sobre preços de goiabas.

A Seedz Farm é um aplicativo que permite fazer o planejamento de safra e tomar as melhores decisões para sua lavoura, acompanhando diariamente a cotação do dólar e de diversas culturas, como: pecuária, frutas, legumes e verduras.

O app está disponível para Android e IOS.

Outros artigos da Perfarm que você pode gostar:

  1. Fazenda digital: saiba como ela profissionaliza sua gestão
  2. Gestão packing house: como fazer e aumentar os lucros
  3. Tipos de solo no Brasil: saiba tudo sobre a classificação

Gabriela Carvalho

Sou formada em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Possuo certificações em Marketing de Conteúdo, SEO e Inbound Marketing. Sou apaixonada pela escrita e escrevo para blogs há mais de quatro anos.

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *