A gestão de dados mostra o caminho para obter o melhor resultado

Quanto valem soluções de gestão frente ao grande prejuízo de uma falta de dados ou uma simples coleta de dados mal feita?
A falta da gestão de dados ou mesmo a falta dos mesmos são fatores extremamente críticos para qualquer agronegócio, impossibilitando gestores de tomar decisões corretas, ou decisões bem informadas.

Ainda que dados sejam coletados e minimamente analisados, soluções em gestão auxiliam o gestor a ter melhores decisões. Guiam o produtor na coleta de dados e mostram o caminho para aquelas decisões que terão maiores impactos nos lucros do produtor.
Contudo, mesmo sabendo disso, ainda existe resistência para adotar soluções de gestão, que teriam retorno sobre o valor investido, evitando o prejuízo monumental de uma decisão errada.

Para ineficiências na coleta de dados existem soluções em gestão!

A falta de gestão de dados é um problema no processo de coleta ou repasse de informações.
Pode se originar de diversos departamentos ou setores da empresa, porém no agronegócio a maior parte são oriundas do campo.
Os problemas nas coletas podem ser elencados como:

        • Não coletar um dado: proveniente de erros na cultura organizacional da empresa;
        • Coletar o dado de maneira errada: é fruto da falta de processos bem definidos na coleta de dados;
        • Repassar dados de maneira ineficiente: são demoras e atrasos no repasse das informações colhidas, muitas vezes, fruto também da falta de processos.
   
Falhas em coletas de dados devem ser corrigidas e, para isso, existem no mercado soluções em gestão que auxiliam na profissionalização da gestão do agronegócio, o que garante a eficiência na coleta de bons dados.
Com a coleta de dados eficiente, soluções de gestão garantem a tomada de decisão bem informada do agronegócio, e mais ainda, a um custo relativamente baixo comparando os retornos por ela trazida.

O custo da profissionalização da gestão pode parecer alto, mas realmente é?

Soluções em gestão buscam a profissionalização da mesma, o que garante a qualidade dos dados para uma tomada de decisões melhor, ou bem informada.
Mas, infelizmente, essas soluções ainda são encaradas como desnecessárias ou caras aos olhos de muitos produtores, que não vêem o retorno que soluções em gestão podem trazer para o negócio.
Sim, o custo da gestão existe. Mas até que ponto ele realmente é alto?

Ao não avaliar os benefícios trazidos por soluções como esta, produtores deixam de adotar tais medidas que corrigiriam o processo de coleta de dados. Por exemplo, que por si só pagaria o custo da solução.

Uma informação faltante pode ser a peça que completa o quebra cabeça, que resultaria em uma tomada de decisão correta, ou bem informada.
Imagine que no momento de uma atividade de pulverização, houve falta de um insumo essencial, pois não havia sido anotado que este foi utilizado em outro momento.
Como o insumo não estava prontamente disponível, isso gerou atraso na atividade que, por sua vez, era importante para o combate de uma determinada praga.
O resultado disso é que a cada dia que passa há maior proliferação da praga na cultura, maiores custos com hora/máquina e operador, e, não menos importante, um maior custo do insumo, já que será comprado provavelmente no varejo, sem qualquer pesquisa de preço ou negociação.
Ou seja, aumentos de custos e diminuição de receita.

Portanto, os custos gerados por uma falta de informação são altos e geram muitos agravantes, chegando em alguns casos a centenas de milhares de reais de prejuízo.
E tais custos, poderiam ter sido evitados através da profissionalização da gestão, o que a princípio parecia cara, mas que fica muito barata frente ao prejuízo evitado.

O custo da ineficiência na coleta de dados é enorme perto do custo de uma solução em gestão!

A tomada de decisão deve estar fundamentada em bons dados, para que seja feita da melhor maneira possível e gerando os melhores resultados para o negócio.

Vamos a um exemplo prático:
Um investimento em uma máquina pode ser atrativo e visto com bons olhos em um primeiro momento.
De acordo com a sensibilidade do gestor, a aquisição de uma nova máquina traria melhorias operacionais, trazendo mais lucros ao agronegócio.
Contudo, ao contar com uma solução em gestão, o produtor tinha sua coleta de dados do campo muito eficiente, isto é, com processos bem definidos e colaboradores engajados.
Isso garantiu dados fidedignos, relevantes para tomada de decisões e na frequência correta.

Estes dados apontaram que na verdade a máquina que já possuíam, ainda estava muito aquém da sua capacidade produtiva.
Ou seja, o produtor queria aumentar sua capacidade produtiva, sendo que estava longe de atingir a capacidade máxima com o maquinário que possuía hoje.

As informações certas em mão descartaram a necessidade de investimento em mais máquinas.
Apenas neste exemplo, a solução evitou que milhares de reais ficassem parados em estoque, aumentando custos diariamente.

Graças ao processo instaurado pela solução em gestão, o produtor poderia aplicar centenas de milhares de reais em outra atividade que lhe trouxesse retornos positivos, ao invés de imobilizá-lo em uma máquina que seria subutilizada.
Será que a solução já se pagou?

Mas como essa solução consegue trazer um retorno tão alto?

No quesito coleta de dados, as soluções em gestão atuam em duas frentes principais:

        • A cultura da equipe, diretamente relacionada à qualidade da tarefa executada;
        • E a definição de processos que amparam a coleta de dados.

Soluções buscam implantar uma cultura organizacional que será acolhida e seguida por todos os colaboradores da empresa.
Os colaboradores que darão as boas informações para as boas tomadas de decisão, sendo peças chave no processo e, portanto, precisam estar engajados.

Este não é um processo fácil, enfrenta resistências, mas definitivamente é requisito para profissionalização da gestão.
Por isso soluções em gestão trabalham este lado.

A outra frente, não menos importante, é a instauração de processos de coleta de dados.
Os processos que amparam a coleta de dados devem ser bem definidos e devem estar bem explicitados na cultura da empresa.
Estes devem deixar claras questões como:

        • Quem coleta o dado: ordena os colaboradores que de fato irão coletar os dados;
        • O que vai ser coletado: qual o dado que irá trazer mais relevância para a tomada de decisões em questão;
        • Quando vai ser coletado: indica a frequência em que o dado será coletado(horas, dias, semanas, etc).

Essas são duas das diversas frentes em que soluções de gestão atuam, prezando sempre pela qualidade dos dados, que amparam as análises, e tomadas de decisão.

Para melhores decisões, é preciso boas informações!

A coleta de boas informações é um dos principais passos para tomadas de decisão com êxito.
Ao garantir estas informações, soluções de gestão apresentam um retorno alto quando permitem melhores tomadas de decisão, sendo um serviço que vale a pena o investimento frente a prejuízos trazidos pelas decisões erradas.

“E agora, quanto valem soluções de gestão frente ao grande prejuízo de uma simples coleta de dados feita com ineficiência?”

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *