A transformação da propriedade em empresa pode ser gradativa

Revolucionária para alguns e assustadora para outros, a palavra gestão do agronegócio ainda é vista com ceticismo por muitos no agronegócio, mesmo que já seja bem difundida em outros setores da economia. É comum associar o termo gestão a uma ciência exata de difícil execução e implantação, representada por números que parecem muitas vezes, complicados. Mas isso não é 100% verdade, a gestão não é uma ciência exata e ela vai muito além de números complexos, e o melhor, não precisa ser instalada de forma imediata.

Empresas de sucesso entendem a necessidade da profissionalização da gestão para o desenvolvimento e sustentabilidade do empreendimento. Elas investem e sabem que ao gerir melhor os componentes da produção e seus recursos, acabam produzindo de forma mais eficiente e competitiva, pois exploram melhor suas habilidades e o mercado, potencializam a utilização dos recursos e conhecem os processos que garantem lucratividade e que as torna única no mercado.

Pode-se dizer que uma das maiores dificuldades encontradas hoje pelos produtores rurais brasileiros não está no conhecimento técnico ou na tecnologia empregada no campo, mas sim, na capacidade de profissionalizar a gestão. Tal estratégia não deve causar uma reviravolta dentro da produção, tampouco representar grandes investimentos iniciais e árduo trabalho por parte do gestor. A gestão profissional, pode sim, se inserir de forma gradativa com melhorias contínuas a empresa rural.

Não há necessidade de grandes revoluções e mudanças bruscas na forma de gerir a propriedade, ela pode sim, ser instalada de forma gradativa!

Controlar custos de produção de forma correta e condizente com a realidade do campo, realizar manutenções preventivas de maquinários evitando eventuais surpresas e também investir na capacitação de funcionários para que a mão-de-obra seja eficiente e qualificada para que estes colaboradores se preocupem e entendam a necessidade da gestão profissionalizada, são pequenos passos que caracterizam e incluem a transformação do empreendimento rural em empresa rural.

Ao decidir profissionalizar a gestão, você não, necessariamente, precisa provocar um forte choque de gestão, fazendo com que todos mudem seus afazeres de uma hora para outra. Acontece que toda mudança requer a geração de uma nova cultura e conscientização de todos os envolvidos, isso leva tempo e pode ser instalado de forma gradual até que todos entendam a transformação do negócio em empresa profissionalizada.

O primeiro passo se inicia com pequenas mudanças de hábitos e cultura entre os colaboradores. O simples fato de estruturar uma coleta de dados, ou desenhar um diagrama simples caracterizando um processo produtivo, já é um passo. O mais importante, é que todos os envolvidos nas atividades, tenham consciência do motivo do mesmo, da importância da gestão. Tenham consciência que a gestão já faz parte do dia-a-dia das suas atividades e que merece um trabalho contínuo para seu aperfeiçoamento e singular para cada tipo de agronegócio de acordo com suas características e capacidade.

Identificar as oportunidades, gerenciar os riscos, delinear os guias para tomada de decisões, gerenciar estratégias para crescimento patrimonial resultante de operações, minimizar problemas com estrutura corporativa, são alguns dos inúmeros benefícios e resultados apontados quando se decide gerenciar o empreendimento rural e a produção de forma profissional, o que dará origem a produtos de qualidade e competitividade no setor atuante.

Um bom aliado da gestão profissionalizada são softwares que dão suporte na evolução da gestão do agronegócio

Softwares de gestão no agronegócio vem cada vez mais ganhando seu espaço dentro das novas tecnologias de informações disponíveis, para baratea, melhorar e dar suporte às produções agrícolas e pecuárias. Eles possuem características diversas e são desenvolvidos para dar suporte a todo tipo de produtor e aos mais diferentes tipos de atividade. O importante é que tais tecnologias de fato atendam as necessidades do agronegócio e, mais do que isso, que informatizem a gestão de forma gradativa, provendo análises relevantes e aumento dos lucros na produção.

A Perfarm possui um software de gestão do agronegócio, que apresenta um plano gratuito e permite que se faça, além da gestão da produção e de todos os recursos empregados, o planejamento da produção, unindo os índices produtivos, aos índices financeiros. Clique aqui e comece hoje a gestão de parte, ou de todo o seu agronegócio.

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *