Mini-conferência “Custo no Agronegócio”

Conhecer os custos envolvidos na produção é de suma importância para a saúde da atividade. Identificá-los e categorizá-los é fundamental para mensurar os retornos financeiros de forma mais acurada.

Na primeira Mini-Conferência online da Perfarm, levando o título “Não coloque todos os custos dentro da mesma carreta”, trouxemos assuntos relevantes deste contexto por meio de 3 palestras diferentes: ABC do Custo, Análise de variância e Estrutura de custo.

Para analisar e comparar as rentabilidades nas diferentes áreas do agronegócio, faz-se a alocação dos custos baseando-se nas atividades. Isto normalmente ocorre pois oferece uma métrica padrão para gerenciar custos em diversas atividades agropecuárias diferentes  no seu agronegócio.

Quando o assunto é tomada de decisão interna, separar os desvios de planejamento que são de cunho operacional dos de cunho mercadológico é significantemente importante. Desta forma, as decisões internas podem ser tomadas adequadamente junto aos setores responsáveis, e assim, as estratégias específicas para maximizar os desvios favoráveis (entre projetado e  realizado) podem ser delineadas. O palestrante convidado, Guilherme Stussi, falou sobre a estrutura do departamento de finanças na Amazon, e em grandes empresas, discorrendo sobre exemplos de análises de variâncias que nelas são executadas.

A categorização de custos, já citada acima, é representada pela subdivisão e classificação dos custos de uma forma que facilita chegar a conclusões e tomar decisões. Desta forma, a necessidade de capital para suprir as atividades mais lucrativas se evidencia.

Ainda, para o desfecho do evento, o palestrante Enrico Castro, VP Mercado de Capitais no Credit Agricole, discorreu sobre as diferentes fontes de recursos de financiamentos no agronegócio.

A Perfarm desenvolveu um estudo de caso e publicou previamente à Mini-Conferência para servir como um material preparatório e reflexivo para gerar discussão, esclarecimento de dúvidas e engajamento com os participantes ao longo do evento.

Assista abaixo com exclusividade um trailer dessa primeira Mini-Conferência da Perfarm.

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *