Como calcular a produtividade da soja em 8 passos

O cálculo sobre a produtividade da soja é uma tarefa importante para a gestão da fazenda e só tende a melhorar com o tempo, devido a experiência

produtividade da soja

Maior produtor mundial de soja, com 152 milhões de toneladas previstas para a safra 2022/23, o Brasil tem grande responsabilidade no fornecimento global da oleaginosa.

Por isso, para o agricultor, a busca pelo aperfeiçoamento da gestão da fazenda deve ser constante, e uma das tarefas necessárias é o cálculo sobre a produtividade da soja.

Pesquisas mostram que essa atividade, com o tempo, tende a ser aperfeiçoada, devido a experiência que se adquire com as safras passadas.

Veja nesse artigo 8 passos para calcular a produtividade da soja e tornar a gestão da sua fazenda mais eficiente. Acompanhe!

Qual é a produção de soja em 2022?

Na safra 2022/23, a produtividade da soja no Brasil deve ficar em 3.536 kg/ha, segundo a Conab (Companhia Nacional de Abastecimento).

A alta produtividade da soja é um dos fatores que faz o Brasil estar entre as maiores potências agrícolas globais.

Atualmente, o país é o maior produtor mundial da cultura, com 153,4 milhões de toneladas previstas para a safra 2022/23.

Assim, o Brasil terá aumento tanto da produção quanto da produtividade de soja na safra 2022/23 em relação à safra anterior, o que representa novo recorde para o setor.

Até novembro de 2022, segundo a Secex (Secretaria de Comércio Exterior), o complexo soja alcançou 3,8 milhões de toneladas em exportações, aumento de 2,1% em relação a novembro de 2021.

Principal concorrente do Brasil, os Estados Unidos terão nesta safra produção de 118,2 milhões de toneladas e produtividade de 3.375 kg por hectare, de acordo com o USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos).

Para o Brasil, o USDA considera ainda que a safra será de 152 milhões de toneladas, seguindo estimativas anteriores. Confira!

Estimativa da produção de soja (Fonte: USDA/Itaú BBA Agro)

Além da boa produtividade, os sojicultores brasileiros estão com perspectivas de bons rendimentos, já que houve redução da safra da oleaginosa nos EUA por conta de uma seca no rio Mississipi, principal canal de escoamento de grãos no país.

As maiores preocupações, por enquanto, são com a queda de demanda por parte da China, que tem reduzido as importações nesse final de ano – em outubro foram 4,1 milhões de toneladas a menos – e com as chuvas no Brasil.

O acompanhamento agrometeorológico é de grande importância para a produtividade da soja. Veja abaixo como está o monitoramento da safra 2022/23. 

Monitoramento da safra de soja 2022/23

O boletim da Conab sobre o monitoramento da safra de soja 2022/23, divulgado no início de dezembro, aponta que o plantio de soja encontra-se adiantado nos principais estados produtores da oleaginosa no Brasil.

O monitoramento é realizado com base em pesquisas de campo e sensoriamento remoto, por meio do índice de vegetação NDVI (índice de vegetação por diferença normalizada), obtido por meio do sensor Modis, do satélite Terra, pertencente à Nasa (Agência Espacial dos EUA).

O NDVI varia de 0 a 1, sendo que quanto mais próximo de 1 maior é a presença da biomassa na lavoura. Veja mais detalhes abaixo.

Acompanhamento do desenvolvimento da soja em MT, MS, GO e PR (Fonte: Conab)

A Conab ressalva que, mesmo adiantado, há atrasos em relação ao plantio das safras anteriores, situação decorrente da falta ou excesso de chuvas e baixas temperaturas.

O monitoramento constatou que os dados positivos para o sul de Goiás e oeste do Paraná correspondem às lavouras onde houve a semeadura logo após o fim do vazio sanitário.   

No oeste paranaense é onde o desenvolvimento da soja está mais avançado, com possibilidade de as plantas nessas áreas já iniciar o estágio reprodutivo, com lavouras em floração.

Como fazer o cálculo de produtividade da soja?

O cálculo da produtividade da soja pode ser feito antes da colheita, o que contribui para reduzir as incertezas da atividade agrícola e aperfeiçoar a gestão da fazenda.

Mesmo que não seja possível, por meio do cálculo, ser exato na produtividade final, já que existem diversos fatores que influenciam nisso, é possível estimar a produtividade da soja e se aproximar do que é considerado o ideal para a sua fazenda gerar bons lucros.

Além disso, realizar o cálculo de produtividade da soja possibilita analisar a margem de lucros em uma venda antecipada de grãos, como ocorre na relação de barter.

Plantas de soja próximas ao ponto de colheita (Fonte: Envato Elements)

Antes de fazer o cálculo, é importante também que você avalie se foram realizados todos os manejos necessários, relativos às adubações e ao controle de pragas e doenças.

Outro fator de grande relevância para a estimativa da produtividade é a escolha do momento exato para isso.

O estádio R5, de enchimento dos grãos, é o mais indicado para fazer o cálculo da produtividade da soja, já que as vagens já estão formadas e o número de grãos por vagem definidos.

Veja, abaixo, como fazer esse cálculo.

8 passos para fazer o cálculo da produtividade da soja

O cálculo da produtividade da soja tende ser mais preciso à medida que se ganha mais experiência com a atividade, conforme mostram pesquisas sobre o tema.

São utilizados 8 passos para calcular a produtividade da soja:

1. Área amostrada

Determine o número de metros (comprimento) na linha para produzir 0,0005 ha, no espaçamento entre linhas de 50 cm.

Cálculo:

0,0005 ha x 10.0002/ha = 5 m2

5 m2 = comprimento x 0,5 m

Comprimento = 5 m2 / 0,5 m = 10 m

2. Número de plantas

Conte o número de plantas nesse comprimento de linha em vários locais.

3. Média de plantas

Determine, em seguida, a média de plantas nos locais onde houve a contagem.

4. Seleção de plantas

Selecione 10 plantas aleatoriamente e conte o número de vagens.

5. Número de vagens

Calcule o número de vagens/ha, multiplicando as plantas/ha pelo número de vagens/planta.

6. Média de sementes

Abra dez vagens com tamanhos diferentes e calcule o número médio de sementes/vagem.

Se cada vagem tiver, em média, 2,5 sementes, o número de sementes/ha será determinado multiplicando-se o número de vagens/ha por 2,5 sementes/vagem.

7. Transformando o resultado

Transforme o resultado em kg/ha dividindo o número de sementes/ha por 6.000 sementes/ha.

8. Estimativa de produtividade da soja

Estime o rendimento em toneladas/hectare dividindo kg/ha por 1.000 kg/T.

https://www.perfarm.com/

Conclusão

O planejamento da sua safra de soja e os lucros que se pode ter com ela podem ser mais eficientes com a realização da estimativa da produtividade.

Seguindo esses oito passos para calcular a produtividade, você conseguirá ter uma ideia mais próxima da sua rentabilidade e fazer negociações mais seguras.

É importante também nessa tarefa você coletar o máximo de informações sobre a sua fazenda para que os dados possam ser analisados e você tome as decisões mais assertivas.

Para isso, conte com o software da Perfarm, que te auxilia a fazer com que sua fazenda seja mais produtiva, a partir de uma gestão administrativa e contábil mais eficiente.

Mario Bittencourt

Analista de Copywriting da Perfarm, é jornalista e pós-graduado em Agricultura de Precisão e em Ciência de Dados. Faz mestrado em Agricultura de Precisão na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *