O pós-venda como um diferencial na experiência do cliente

O pós-venda no agronegócio é essencial para o sucesso do cliente, seja na obtenção de um produto ou serviço. Veja dicas de como fazer

Pós-venda (Envato Elements)

A busca por um agronegócio mais competitivo e produtivo está vinculada ao processo de tecnificação do empreendimento.

Dentre os diferentes tipos de tecnologia encontram-se os softwares de gestão: solução que busca otimizar processos do seu negócio.

Apresentado em inúmeras ofertas, alguns mecanismos devem ser considerados para  garantir total extração de seus benefícios.

A boa gestão, via de regra, é caracterizada pela sucessão de decisões bem tomadas, que merecem constantes análises e monitoramento.

Entenda agora por que o sucesso da gestão está diretamente ligado ao suporte pós-venda do provedor de sistema de gestão. Boa leitura!

POR QUE APOSTAR EM UM PÓS-VENDA?

O suporte pós-venda é uma das estratégias utilizadas quando se compreende que a satisfação do cliente vai além da compra do produto/serviço.

Diversas ações estão vinculadas ao pós-venda: desde uma promoção até um suporte técnico. Atualmente,  encontramos empresas mais inovadoras que estendem o seu pós-venda além do suporte técnico.

Elas guiam o cliente na interpretação das análises para tomada de decisão.

Desta forma, evita-se o grande risco associado à implementação de sistemas de gestão: a falta de relevância de análises e de processamento de dados que oneram o custo da gestão, e pouco contribuem para o aumento de resultados do negócio.

A implementação do serviços de pós-venda é vista em empresas que reconhecem a importância de criar um relacionamento com o cliente.

Para tal, canais de comunicação bem estabelecidos permitem que o consumidor sinta-se integrante do serviço adquirido, garantindo um maior alinhamento de expectativas.

Ao estreitar este laço, anula-se em parte as possíveis frustrações do cliente quanto à aquisição realizada.

Além dos benefícios voltados à satisfação do cliente, a interação permitirá maior clareza ao prestador de serviço sobre seus pontos de melhoria.

O suporte pós-venda é uma atividade de caráter mútua e é capaz de gerar benefícios para ambos os lados.

COMO O SUPORTE PÓS-VENDA SE ENCAIXA EM UM SOFTWARE?

A geração de valor será vista quando atingidas as expectativas esperadas: o sucesso do cliente. O Customer Success, como a própria tradução diz, refere-se justamente a esse ponto.

É uma metodologia que busca compreender e atingir os objetivos postos pelo cliente, diferentemente do que o prestador acredita que ele precisa.

O Customer Success é cabível em diferentes modelos de negócios inclusive, é posto de forma estratégica em empresas SaaS (Software as a Service).

O SaaS é um modelo que visa a oferta de um software como solução de um serviço.

Caracterizado pela transformação de um serviço prestado em um algoritmo (software), esta tecnologia necessitará de uma diferenciação.

Quais são os diferenciais do software que você utiliza?

MUITO ALÉM DE UM SOFTWARE

Ao se adquirir exclusivamente um software, caímos em uma solução enrijecida, dado que o software por si só restringe a uma solução padrão.

Essa defasagem torna-se presente principalmente no Agro, o qual os empreendimentos são diversificados por natureza, assim como sua forma de gerir.

Neste contexto, o Customer Success aparece como uma peça fundamental para a garantia dos objetivos previsto pelo cliente.

O suporte oferecido evitará possíveis constrangimentos quanto à usabilidade de um software.

Ao buscar um software de gestão, deve-se levar em conta a flexibilidade do mesmo.

Dado a complexidade de um empreendimento rural, as chances de um software apresentar incompatibilidade são altas, desde a inserção de dados a emissão de relatórios.

Para não incorrer a esta adversidade, atendimentos e serviços acessórios à empresa serão bem-vindos.

Cabe relembrar que a gestão não é uma ciência exata, logo a funcionalidade dos algoritmos não será, por si só, precisa. Independente da adesão de um software, a análise humana não deixará de estar presente.

Implementação de um software - comportamento do cliente

O suporte ao cliente irá propiciar que a empresa se compreenda cada vez mais o cotidiano do seu agronegócio, entendendo e antecipando as suas necessidades.

Compreendendo seus desafios, demandas e objetivos, a empresa poderá oferecer o melhor serviço possível, naquele momento.

A gestão completa é composta pela soma de decisões bem tomadas e o suporte do pós-venda é mais uma ferramenta que corrobora para essa maximização.

Entenda como é o funcionamento do pós venda do seu fornecedor e usufrua de toda a potencialidade do seu sistema de gestão, e alavanque os resultados do seu agronegócio.

Quer entender melhor como aplicar a plataforma da Perfarm no seu agronegócio? Entre contato conosco !

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *