Posso substituir fluxo de caixa por extrato bancário?

A necessidade de apuração do caixa já é reconhecida por aqueles que julgam necessário ter um controle financeiro. Por meio do Demonstrativo de Fluxo de Caixa, é possível obter alguns resultados do seu agronegócio, desde que usados com extrema atenção.

Obter o relatório de fluxo de caixa é fácil e pode ser obtido, em muitas situações, por meio do extrato bancário. Mas será que o extrato bancário é o retrato fiel do seu fluxo de caixa? Quando e como pode ser utilizado para gerar o seu Demonstrativo de Fluxo de Caixa?

Confira agora  quanto seu extrato bancário representa (ou não) a realidade do seu fluxo de caixa.

EXTRATO BANCÁRIO COMO REFERÊNCIA, É CILADA?

O extrato bancário é um relatório emitido por um banco o qual indica todas as movimentações financeiras, entradas e saídas de dinheiro de uma conta presente neste banco. Já a Demonstração de Fluxo de Caixa do seu agronegócio indica todas as movimentações financeiras, entradas e saídas de dinheiro, do seu agronegócio. Ainda que utilize apenas uma conta bancária para o seu agronegócio, não necessariamente o seu extrato bancário figurará como um retrato fiel do fluxo de caixa do seu agronegócio.

Alguns casos que a conta bancária não representa a totalidade do seu agronegócio são:

  • Quando utiliza-se dinheiro em espécie não seguido de um depósito e saque;
  • Ao misturar despesas familiares junto as do negócio em uma mesma conta.
  • A alta probabilidade de apresentar mais de uma agência bancária

PERFARM NA PRÁTICA

fluxo de caixa comparativo extrato bancário

“Recebi a receita da produção e paguei imediatamente o tratorista”

A competição pelos recursos existentes no agronegócio nos levam muitas vezes a situações a qual precisamos pagar por recursos de produção, fruto da venda da produção,  antes mesmo de transitar os recebimentos financeiros em nossa conta bancária. Nesta condição em que se paga com um dinheiro em espécie recebido, o mesmo não é computado no extrato bancário.

Quantas vezes você, gestor, não utilizou o dinheiro de imediato ao invés de depositar em um conta? Situações como esta levará o extrato bancário demonstrar valor menor que o valor realmente transitado no fluxo caixa do seu agronegócio.

“Utilizo a mesma conta bancária para o agronegócio e família”

Em um modelo de negócio que comumente encontra-se a participação da família. Logo, misturar despesas familiares com a do negócio torna-se frequente.

Neste sentido, ao verificar via extrato bancário, não será possível olhar para o saldo final e entendê-lo como resultado final de um fluxo de caixa. Cabe ressaltar que a separação dessas despesas são cruciais para o desenvolvimento sustentável do seu negócio. Clique aqui para saber “Por que separar finanças pessoais das finanças do agronegócio”.

“Transito toda e qualquer movimentação em uma única conta bancária destinada apenas para o agronegócio”

Apenas com o devido rigor mencionado acima, será possível obter o reflexo do fluxo de caixa no extrato bancário. Apesar da necessidade da disciplina de transitar todas e qualquer movimentação em uma única conta, o mesmo estima com facilidade algumas informações do seu agronegócio. Todavia, a praticidade deve ser avaliada com bastante cuidado.

Além da avaliação cuidadosa do caixa para retiradas de dinheiro de forma segura, podemos também usufruir  de outras análises. Outra lente de análise como regime de competência,  auxiliará nos processos de melhores tomadas de decisões.

PRATICIDADE QUE GARANTA RESULTADOS

A busca por maneiras mais efetivas e práticas devem ser recorrentemente averiguadas. Porém, além de prático, o modelo deve ser compatível à realidade do seu negócio. É importante destacar que nem todos os seus custos e receitas de produção são pautados em movimentações financeiras. Portanto, mesmo em situações em que transite todo e qualquer pagamento em uma conta bancária, esta não lhe dará fotos fiéis do seu resultado.

A escolha deve ser pautada em sistemas que garantam suas necessidades e promovam o melhor retorno econômico, sem ignorar suas particularidades. Desconsiderar as particularidades levará como consequência análises imprecisas do seu empreendimento.

 

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *