Armazenamento de café: saiba como fazer e lucrar mais

Um bom armazenamento de café é o que garante a temperatura do local em torno de 20ºC, umidade do ar em 65% e do grão entre 11% e 12%

Armazenamento de café (Envato Elements)

A volatilidade do preço do café no mercado internacional de commodities agrícolas é um dos principais fatores de preocupação para quem atua no setor.

Por conta disso, é preciso criar estratégias comerciais na gestão da cafeicultura, não bastando somente ter uma safra em boa quantidade e de qualidade.

Uma das principais estratégias é a do armazenamento de café, porém ele precisa ser feito da forma correta para trazer mais rentabilidade ao negócio. Saiba mais neste artigo!

Por que fazer o armazenamento de café?

Os principais motivos para fazer o armazenamento de café são: a estratégia comercial, a manutenção da qualidade dos grãos e o controle de estoque.

Essas estratégias podem funcionar especialmente para o café arábica, que possui bienalidade (oscila entre alta e baixa produção), que no conilon tem baixa influência.

Ao armazenar o café, você pode esperar momentos ideais para a comercialização da saca, cujo preço no mercado internacional sofre diversas influências.

Países produtores de café, incluindo o Brasil, estão passando por quebra de safra por conta das mudanças climáticas e condições adversas nos últimos anos.

Assim, ao armazenar o café, você pode controlar o seu estoque e partir para a comercialização em momentos em que o mercado demanda mais o grão e há a falta dele.

Então, você deve se perguntar: devo armazenar todo o meu café ou parte dele?

A resposta é: uma parte. Afinal você precisa movimentar o caixa e cumprir com as diversas obrigações financeiras de uma fazenda de café.

A ideia mais comum é fazer uma análise da sua safra e verificar a quantidade de café que deve ser comercializada logo e a que pode ir para o armazenamento, de forma a não comprometer o fluxo de caixa.

Uma boa análise do local do armazenamento de café também é necessária, pois é preciso que nesse período a qualidade dos grãos seja mantida, devido às exigências do mercado.

Estágios para o armazenamento de café

O café pode ser armazenado logo após a secagem, quando sai da lavoura e vai para o pré-beneficiamento, e após ser beneficiado, tendo como destino grandes galpões.

Logo após a colheita de café e limpeza dos grãos, eles podem ser armazenados nos estágios de coco, pergaminho ou grão.

Em coco é o estágio do café quando ele está seco, ainda com casca e polpa. O café em pergaminho (membrana que reveste o grão) já não tem casca e nem polpa. E o café em grão é sem o pergaminho.  

Pesquisadores da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) recomendam armazenar o café em coco ou pergaminho, ao invés de beneficiado, pois dessa forma é possível preservar mais as características do produto.

Condições inadequadas de armazenamento de café podem conferir sabores estranhos à bebida (de madeira, mofo, etc) e fazer o grão perder o valor de mercado. Por isso, é de grande importância estar atento ao tipo e local de armazenagem.  

Tipos de armazenagens de café

Os tipos de armazenagem de café mais utilizados são as tulhas, os silos e os armazéns, onde os grãos ficam em sacas de 60 kg.

Tulhas

As tulhas para armazenamento de café são estruturas de metal, alvenaria ou madeira, construídas em terreno suspenso ou secador. O grão pode ser estocado a granel ou em sacaria.

Na tulha, o café pode ficar de 15 a 30 dias (período mínimo), para então ser beneficiado. Nesse período, ocorre a estabilização de transformações químicas e de propriedades físico-químicas associadas à qualidade da bebida.

Silos

Os silos não são de uso comum na cafeicultura, mas podem servir também para armazenagem do café a granel. Eles são muito utilizados para armazenar grãos, como soja e milho.

Há dois tipos de silos: móvel (silos bag) e fixos, que possuem modelos já com secadores, o que representa uma vantagem para quem optar por esse modelo de armazenagem de café.

Armazéns de café

O café estocado em armazéns é a forma mais tradicional de armazenagem de café, podendo o café ficar em sacas de 60 kg (juta) ou em big bags (sacos com capacidade de 500 a 1.500 kg). 

Geralmente, são utilizados galpões ou sacarias, onde não pode circular animais, deve ter boa circulação de ar, sistema contra incêndios, piso de concreto impermeável (40 cm acima do nível do solo). 

Na maioria dos casos, os cafés brasileiros são estocados em armazéns de cooperativas em sacos de juta de 60 kg e vendidos na época que o preço está melhor.

Quanto tempo pode armazenar café?

Desde que seguidas todas as recomendações, o café pode ser armazenado por mais de 3 anos, sem grandes riscos de deterioração. 

Qual a maneira correta de armazenar café?

A maneira correta de armazenar o café é aquela que consegue preservar a qualidade dos grãos, já que eles precisam estar em bom estado quando forem comercializados. 

As principais características de um bom armazenamento:

  • Boa insolação, bem drenados e ventilados;
  • Temperatura ambiente em cerca de 20°C;
  • Umidade relativa máxima de 65%.

Segundo pesquisadores da Embrapa, é fundamental preservar o café com 11-12% de umidade, pois ele pode absorver umidade do ar em ambientes com umidade elevada.

Também é recomendável que as tulhas ou armazéns tenham baixa luminosidade, para que o café (principalmente o beneficiado) não perca cor pela exposição excessiva à luz.

O local de armazenamento deve ser limpo, abrigado do sol, da chuva e bem ventilado.

Devido ao grande volume a ser armazenado e ao elevado custo da operação de armazenamento, o café em coco pode ser armazenado a granel, em silos ou tulhas.

Apesar da proteção da casca, existe a possibilidade de ocorrência de modificações físicas e químicas, principalmente nas camadas superiores da camada de grãos, caso os silos não possuam sistemas de ventilação forçada e boa proteção contra umidade e chuvas.

Na armazenamento em sacarias, tenha os seguintes cuidados:

  • Ofereça condições de no espaço ser possível manipular diferentes quantidades de cafés simultaneamente;
  • Individualizar produtos dentro de um mesmo lote;
  • Em caso de haver deterioração localizada, possibilidade de remoção sem remanejamento de todo o lote;
  • Instalar portas frontalmente, em números e locais com orientação técnica, para facilitar a carga e a descarga;
  • Pé-direito (distância do pavimento ao teto) de até 5 metros;
  • Construir paredes lisas – é importante evitar reentrâncias e nunca em ângulo reto junto ao piso, que deve ser impermeável, para facilitar a limpeza;
  • Ao menos 8% da cobertura com telhas transparentes;
  • Ter sistemas de prevenção e combate a incêndios.

Gestão de armazéns de café: como manter a qualidade

O principal objetivo de uma boa gestão na armazenagem de cafés é a manutenção da qualidade dos grãos. Então, além dos cuidados com a estrutura, é preciso estar atento ao produto e verificar se há alguma alteração.

A descoloração ou branqueamento dos grãos, por exemplo, é um indício de processos oxidativos que fazem o café perder qualidade no sabor e aroma.

No armazenamento, a umidade, a temperatura, a luz e o tempo de estocagem são os principais fatores que influenciam na mudança de cor do café beneficiado.

A luz do armazém precisa ser o suficiente apenas para permitir o trabalho em seu interior, sendo distribuída em seções e ser ligada apenas o local onde há necessidade.

Aparelho medidor de umidade do café: variação ideal é entre 10,5 e 12% (Envato Elements)

É importante também que na armazenagem haja a separação entre café coco, pergaminhos e grãos e evite que os mesmos entrem em contato com paredes e o chão. 

Com isso, é possível manter a qualidade dos grãos de café, com segurança e livre de contaminações para o consumidor final.

Tipos de embalagem para armazenamento de café 

Os tipos de embalagem mais utilizados para o armazenamento de café são os sacos de juta e os big bags. Cada um pode atender a determinadas finalidades, de acordo com o tipo de armazenamento.

Sacos de juta

Tradicionalmente, os sacos de juta de 60 kg são os mais utilizados para a armazenagem de grãos de café. Eles possuem boa ventilação e são de manuseio mais fácil, permitindo, por exemplo, que sejam coletadas amostras. Mas, pelo fato de serem mais abertos e arejados, também facilitam a entrada de umidade e patógenos.

Big bags

As big bags são mais utilizadas para o transporte de grãos de café em caminhões logo após a colheita na lavoura, mas também servem para o armazenamento. A vantagem deles é que seu material não permite a entrada de água ou patógenos. Por outro lado, se cair água dentro dele, não tem como sair e o grão perde a qualidade. 

Gestão na cafeicultura: estratégias para armazenagem

Com a variação dos preços do café no mercado internacional, é cada vez mais necessário uma boa gestão na cafeicultura, baseada em análise de dados e estratégias de curto, médio e longo prazos.

Como a precificação do café no mercado é muito influenciada pela demanda e oferta e nos últimos anos a produção tem sido cada vez mais imprevisível, devido às mudanças climáticas, a estratégia de armazenar café para venda posterior pode trazer bons rendimentos.

Antes disso, contudo, é essencial saber a precificação da produção, bem como do custo de produção, para que sejam estabelecidos valores mínimos para o seu lucro.

Para realizar essas tarefas, o uso de um sistema de gestão digital é também de grande relevância, já que assim você pode automatizar as rotinas administrativas e gerenciais, além de controlar o seu fluxo de caixa, as vendas de café e o estoque do grão.

Além disso, é possível fazer:

  • O planejamento das atividades e operações;
  • O controle de custos (manutenção, insumos, colaboradores);
  • Balanços patrimonial;
  • Análise de demonstrativo de resultados por exercício (DRE).  

Conclusão

Na cafeicultura, a gestão de armazenamento de estoques do grão é uma importante estratégia de comercialização que exige bastante atenção para ser realizada.

Além de cuidados com o local de armazenamento de café, você deve acompanhar os preços internacionais (histórico e tendências), bem como previsões de safras, para estimar um tempo de estoque do café.

Por isso, a análise de dados da sua produção e do mercado são de grande importância para a sustentabilidade do seu negócio, assim como a utilização de ferramentas digitais que possam auxiliar a tomar decisões mais assertivas.

>> Leia mais: tudo sobre a colheita do café

Mario Bittencourt

Analista de Copywriting da Perfarm, é jornalista e pós-graduado em Agricultura de Precisão e em Ciência de Dados. Faz mestrado em Agricultura de Precisão na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *