Inteligência em agronegócio, o que é e qual a sua importância?

Atualmente é gigantesca a quantidade de dados disponíveis, principalmente devido à expansão tecnológica dos últimos anos, de diversas fontes, formas e aplicabilidades diferentes. Contudo, muitos dados são irrelevantes para qualquer tomada de decisão de gestores de diversas áreas, inclusive no agronegócio. É através da inteligência em agronegócios que estes se tornam aplicáveis para sua tomada de decisão.

Inteligência de mercado

Comumente o termo inteligência de mercado (quando focado no agronegócio, referida como inteligência em agronegócio) é confundida com acompanhar o noticiário da manhã, as notícias na internet, as alterações instantâneas no preço de commodities, os relatórios de mercado, a previsão do clima etc. O fato é que inteligência em agronegócios vai muito além disso, sendo essa apenas uma fase na elaboração de recomendações estratégicas para o sucesso do empreendimento rural.

Inteligência em agronegócio, pode ser definida como a transformação de dados em informações relevantes que serão base para recomendações estratégicas para seu negócio. Em suma, é a captura de dados disponíveis em diversas formas (pesquisas primárias, literatura científica, mídias eletrônicas, pesquisas de mercado, informativos anuais, entre uma infinita gama de opções) e a transformação destes em informações úteis e aplicáveis que agregarão valor à sua tomada de decisões.

A partir da coleta de dados de diversas fontes, a inteligência em agronegócios consegue analisar estruturas de indústria, mapear cadeias produtivas, analisar competidores, delinear práticas de gestão adotadas na indústria, prever tendências de mercado, descobrir oportunidades, reconhecer necessidades de clientes, previnir que ameaças se concretizem, definir o momento ideal para crescimento ou retração, entre outras recomendações que determinarão estratégias a serem adotadas. Vale lembrar que apesar do conhecimento trazido pela inteligência em agronegócio ser de extrema valia, seu valor é perdido quando não aplicado, isto é, quando as recomendações feitas não são cumpridas na prática.

Inteligência em agronegócios na prática

Vamos imaginar um produtor de leite que deseja ampliar seu rebanho e construir uma nova fábrica de ração para sua propriedade. A ideia veio com base na produtividade média do seu atual rebanho, visto que sua propriedade tem índices zootécnicos excepcionais; e no desejo de baratear seus custos nutricionais, visto que ele comprava ração de uma casa agropecuária na região.

O produtor poderia por si só pesquisar mercados, isto é, dados disponíveis sobre preços e alguns relatórios de oferta e demanda regionais. Poderia avaliar tanto o mercado de leite, como o de milho, assim como o boletim climático para os próximos meses. Tendo conhecimentos sólidos em planejamento financeiro, este produtor poderia orçar o quanto sua fábrica de ração custaria, e com base em suas análises financeiras, optar ou não pelo investimento.

Embora tendo feito pesquisas e análises que competem à área de inteligência de negócios, a análise deste produtor torna-se incompleta para a decisão de investimento, caso ele baseie-se apenas nos números resultantes de uma análise financeira simples.

É necessário ir além dos números quantitativos projetados. É importante analisar aspectos que afetarão, positivamente ou não, seu negócio por muitos anos, e que muitas vezes não estão contemplados em análises iniciais. .

Para tanto, o produtor de leite em questão poderia também, recorrer a serviços especializados de inteligência em agronegócio. Juntamente com as análises e experiências do produtor, a inteligência em agronegócio é altamente especializada em questões como esta, e complementaria suas análises em diversos quesitos de suma importância para uma detalhada análise sobre o investimento.

O mapeamento das cadeias produtivas internas e externas seriam avaliadas, identificando elos fracos e pontos de alerta. Pesquisas de mercado (como aquelas de preço feitas pelo produtor) seriam completadas utilizando parâmetros estratégicos que englobam gerenciamento de riscos, análises estruturais de indústrias como disponibilidade de compradores, presença de competidores, relacionamentos com esses e demais agentes e possíveis oportunidades e ameaças futuras, entre outros. O planejamento financeiro teria forte peso nas análises, mas seria pautado levando-se em consideração todas essas análises e principalmente como elas afetariam a sustentabilidade do negócio no médio e longo prazo. Essas, entre diversas outras análises, seriam realizadas a fim de traçar recomendações estratégicas para o agronegócio leiteiro.

Na agricultura, a inteligência em agronegócio trabalha de forma similar, respeitando particularidades da cadeia produtiva, fatores internos e externos e objetivos.

O custo-benefício da inteligência

A inteligência em agronegócio traz inúmeros beneficios a produtores rurais (agricultures, pecuaristas ou ambos), e seus custos mais do que se pagam com o conhecimento trazido na tomada de decisões, principalmente devido aos custos-benefícios trazidos pela tecnologia empregada nas análises. Não a toa, empresas de sucesso pagam valores exorbitantes para empresas especializadas em inteligência de negócios, como consultorias estratégicas, bancos de investimentos e de pesquisa de mercado. A tradução de dados em recomendações estratégicas e financeiras definitivamente maximizam os retornos financeiros dos produtores que fazem seu uso. É importante destacar também que, como em qualquer recurso utilizado no processo produtivo, os retornos financeiros e benefícios associados a contratação de serviços de inteligência em agronegócios devem ser constantemente monitorados e avaliados.

botao-pdf-perfarm

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *