Análise de cenários para a tomada de decisões

Muito se fala em acompanhar tendências climáticas, preços e notícias do mundo agropecuário para ficar atualizado e estimar a rentabilidade ao final do ciclo produtivo. Contudo, os melhores dos meteorologistas e economistas não apresentam projeções 100% precisas. Ainda assim, muitos produtores baseiam-se exclusivamente em tais dados para tomar decisões. Muitos levam a “ferro e fogo” os números apresentados, sem configurar cenários alternativos que considerem números diferentes daqueles projetados. A análise de cenários permite antecipar e melhorar a qualidade da tomada de decisões quando números diferentes daqueles planejados em um “cenário base” (planejamento original) se concretizam na realidade.

Relevância para tomar decisões

A análise de cenários contempla a simulação de diferentes cenários futuros para a estruturação de diferentes ações, para que ao final um deles se concretize. A análise consiste em unir dados futuros a aspectos técnico-produtivos estimados de forma com que um cenário se construa com base nas informações combinadas. Ao realizar o planejamento rural do próximo ciclo, normalmente recomenda-se utilizar premissas que mais se aproximam das expectativas reais do gestor, conservadoramente.

É exatamente por este motivo que é válido construir mais de um cenário para o período, ou ciclo determinado, além do “cenário base” mencionado acima. Cenários refletem as possíveis variações de diversos fatores que acabam por influenciar no andamento das atividades, e é por meio deles que conseguimos nos antecipar e tomar decisões relevantes para estes casos. Por exemplo, tendo “em mãos” mais de um cenário planejado para aquele período, e um deles passa a se concretizar em lugar do base, a eficiência da maximização dos resultados continua válida porque as medidas necessárias já estarão previstas para este caso em específico, e as atividades e movimentações também já estarão ajustadas adequadamente.

Assim, nota-se o quão valioso é fazer a análise e atualização de cenários tanto na elaboração do planejamento inicial da produção, quanto continuamente ao longo do período planejado, como bem considerado pelas boas práticas de monitoramento de planejamento estratégico.

Análise de cenários

Cenários, preços e chuvas

Corriqueiramente muitos agricultores e pecuaristas acompanham noticiários do tempo e de mercado. Contudo, muitos ainda se prendem demasiadamente a um ou outro dado isolado de previsão de chuvas ou projeções de preços para tomadas de decisões.

Preços e quantidade de chuvas são, de fato, um dos principais fatores afetando o retorno financeiro da produção agrícola e pecuária, mas estão entre os menos controláveis. É exatamente por isso que análises de cenários para esses dados tornam-se imprescindíveis. São várias as combinações existentes entre essas duas variáveis e, principalmente, entre elas e um terceiro fator, o custo – o mais controlável da produção.

Elaboração de cenários relevantes

A elaboração de cenários é similar à elaboração de metas e objetivos, devendo ser “SMART”. O acrônimo SMART se relaciona às palavras: eSpecífico, Mensurável, Alcançável, Relevante e Temporal. Isto é, de maneira similar, os cenários de um planejamento devem seguir o método SMART para elaboração dos mesmos. De nada adianta projetar preços de vendas que não sejam passíveis de alcance, ou ainda dizer que o tamanho do grão de soja vai ser “x”, se não é possível fazer a mensuração destes.

Cenários devem ser baseados em premissas relevantes e diante de um horizonte de tempo adequado. Para o confinamento, por exemplo, talvez seja mais interessante elaborar cenários com variações no preço do principal ingrediente da ração, ou da reposição, do que monitorar o preço da energia elétrica ou combustível. Do mesmo modo, talvez seja melhor elaborar cenários com diferentes ganhos de peso, do que número de dias de confinamento.

Adicionalmente, os cenários devem ser feitos de forma gradativa. Em outras palavras, deve-se variar as premissas uma a uma para avaliar o efetivo impacto que a variação de cada premissa tem no resultado.

A elaboração de cenários relevantes é de extrema importância para futuras análises, visto que a elaboração de cenários requer tempo e dedicação. Análises que pouco afetam sua produção podem ser custosas de elaborar e ainda não terem valia para seu processo de tomada de decisões futuras.

Situações pessimistas

A elaboração de cenários é também de valiosa para contornar situações pessimistas. Sabemos que ao projetar cenários, conseguimos mensurar mais precisamente o impacto que diferentes riscos apresentam no agronegócio. Assim, devemos considerar algumas situações desfavoráveis que podem ocorrer, como por exemplo o risco de uma máquina quebrar e atrasar a época de plantio, o risco dos animais não performarem, riscos de preços e clima desfavoráveis, entre outros.

Contudo, ao monitorar os cenários negativos elaborados, podemos nos prevenir e nos preparar para tomar ações corretivas ou adotar estratégias que irão amenizá-los no caso deles ocorrerem. Por exemplo, caso planeja-se aumentar o rebanho em uma época, e pouco antes por escassez de pastagens ou ainda de mão-de-obra o resultado positivo previsto não possa mais ser obtido, pode-se recorrer a outro cenário – o pessimista-, de não expansão do rebanho.

Planejar cenários é planejar seus ganhos

Por fim, a elaboração de cenários está diretamente ligada aos bons resultados. Planejar resultados pessimistas e saber como minimizá-los é crucial para evitar o prejuízo e comprometer o agronegócio no longo prazo. Do mesmo modo, planejar cenários otimistas pode auxiliar na maximização dos resultados, no caso destes se concretizarem. Ter um caixa satisfatório quando um cenário de baixa de preço de insumos se realizar. A elaboração de cenários para o planejamento subsequente configura uma enorme vantagem competitiva e aproxima produtores da fronteira de eficiência.

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *