Balanço hídrico impacta no retorno sobre investimento?

O balanço hídrico define como será o suprimento hídrico em determinada região e indicará as culturas mais propícias no local.

Muito bem utilizada para definir as estratégias técnicas produtivas, a mesma pode ser explorada financeiramente.

Analisar um balanço hídrico de forma estratégica vai muito além de escolher a melhor cultura. Ela possibilitará encontrar melhores retornos sobre o investimento a ser feito.

O melhor retorno sobre o investimento é um dos principais diagnóstico da sua competência financeira. Quanto eficaz você, gestor, está aplicando o seu dinheiro?

BALANÇO HÍDRICO, O QUE É?

O balanço hídrico será um sistema no qual irá se contabilizar todas as entradas e perdas hídricas.

Por meio dela é possível diagnosticar o comportamento da água no seu sistema solo-planta, o que está relacionado à resposta produtiva.

A água será representada no balanço hídrico de inúmeras formas: armazenada nos microporos do solo, evapotranspiração, chuva, etc.

Conforme essas variáveis vão sendo contabilizadas, as mesmas são distribuídas ao longo do ano para, posteriormente, formar um balanço hídrico.

MAPEANDO AS ESTRATÉGIAS

Ao definir as estratégias do planejamento da sua safra, deve-se levar em contas os fatores climatológicos.

Quanto melhor a precisão destas informações, mais plausível será a definição das culturas e o período de plantio.

Portanto, a informação de excedentes e déficits hídricos, de imediato, já apresentam maiores vantagens ao seu negócio.

Atender as maiores necessidade hídricas de um plantio, certamente resultará em melhores retornos após sua implantação.

Assim como a  vantagem de se apropriar da previsão de déficit hídrico para melhores estratégias.

Mapear os riscos de sua produção é um ponto crucial quando pensamos em estratégias.

A simples análise de um balanço hídrico cultural traz enormes benefícios quanto ao seu planejamento de safra. Qual a sua confiança em relação ao seu cronograma operacional da safra?

BALANÇO HÍDRICO, COMPENSA?

Em adição ao benefícios do tópico acima, o balanço hídrico também afetará a nível financeiro. Visto que, qualquer ação realizada a campo, pode ser mensurada e analisada financeiramente.

A previsibilidade dos acontecimentos climatológicos representa um dos principais retornos econômico-financeiros do balanço hídrico.

E, para avaliar esse impacto financeiro, utilizamos o parâmetro de Retorno sobre Investimento (ROI).

O ROI prevê qual foi o benefício adicional de alguma ação/produto em relação ao seu benefício. Neste caso, o ROI avaliará qual o benefício da previsibilidade hídrica em relação ao custo do balanço hídrico.

Considerando os benefícios de se apropriar de um balanço hídrico a nível estratégico, o custo dele torna-se ínfimo.

Dado o fato que a obtenção do balanço hídrico pode ser feito na própria fazenda ou encontrado em banco de dados, como o da Embrapa.

Cabe ressaltar que análises edafoclimáticas por meio de pluviômetros e estações meteorológicas já apresenta retornos quanto à precisão de uma melhor tomada de decisão.

RETORNO MUITO ALÉM DA DATA DE PLANTIO

Além de auxiliar no cronograma agrícola, o balanço hídrico traz outras vantagens quanto ao gerenciamento e aplicação de tecnologias.

Para reduzir o efeito da sazonalidade diagnosticada no balanço hídrico, podemos utilizar tecnologias capazes de imitar os efeitos temporais da natureza. Um exemplo de aplicação de tecnologia é a irrigação.

A irrigação é um recurso que permite a entrada de água em um sistema em busca de favorecer as necessidades da cultura.

Todavia, a sua implementação incorre custos que devem ser vistos antes com cautela. Entenda como o balanço hídrico atua como um “medidor” deste benefício.

Uma das possibilidade de análise do ROI da irrigação pelo balanço hídrico é por meio da produção potencial de uma cultura.

De acordo com as necessidades edafoclimáticas de uma cultura, é possível estimar sua produção potencial.

O benefício adicional do ROI será o quanto aumentará a produção, em relação ao custo adicional da água (irrigação).

balanço hídrico perfarm

Somente por meio desta relação entre benefício adicional e custo adicional, será possível mensurar qual será impacto desta decisão no caixa. Cabe lembrar que nem toda solução produtiva é a melhor solução econômica!

TOMADA DE DECISÃO

Os benefícios do balanço hídrico é mais uma confirmação que: bons resultados são vistos quando transpomos informações técnicas e aplicamos de forma estratégica no planejamento.

Além da combinação acima, é importante sempre avaliar qual o retorno sobre o  investimento relacionado às suas decisões. Esta métrica será importante para diagnosticar quão eficaz está sendo a sua gestão.

Cada agronegócio apresenta suas particularidades, e as boas decisões para o seu negócio podem não ser as mesmas utilizadas em outros negócios. Valorize a particularidade do seu agronegócio e venha descobrir conosco como torná-lo mais lucrativo!

Você tem interesse em aplicar uma gestão estratégica e poder controlar todos os seus investimentos de uma forma correta? Quer tomar as decisões corretas e ter um crescimento planejado do seu negócio?

Saiba como podemos te ajudar: >>clique aqui e confira<<

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *