O que esperar de um software para gestão pecuária?

O Brasil detem hoje o maior rebanho comercial do mundo, sendo com este o segundo maior produtor de carne bovina. Grande parte desse feito é devido aos incrementos em produtividade, através de sistemas intensivos ou ainda extensivos. Contudo, não é de hoje que o cenário do agronegócio como um todo vem se tornando mais acirrado, onde a profissionalização é cada vez mais necessária. Para isso, pecuaristas buscam ferramentas e serviços que os auxiliem no processo de profissionalização, como é o caso de softwares para pecuária.

Particularidades da pecuária

Manejo de pastagens, suplementação de águas, de secas, diferentes categorias animais, protocolos sanitários, técnicas de manejo racional, rendimentos de carcaça, confinamento, semi-confinamento, integração com lavouras, e diversas outras premissas técnicas que se combinam com diferentes ciclos de produção e alternativas tecnológicas para determinação de um sistema único de produção.

Essas são algumas peculiaridades dos fatores internos de produção da pecuária brasileira que dificultam a escolha de softwares para gestão da mesma. Atrelado a isso, o produtor ainda deve se atentar a fatores externos de compra e venda de produtos, e registrar as movimentações financeiras na compra de insumos, maquinários e pagamentos de salários, além de estudar os elos que compõem a cadeia de produção da pecuária.

Devido a tantas peculiaridades e o nível de detalhamento da produção animal, pecuaristas buscam soluções e ferramentas para gestão de seus agronegócios, as quais precisam, além de comportar todas as particularidades técnicas, serem capaz de gerir outras áreas do agronegócio, que vão além da técnico-produtiva.

São muitos os benefícios de um software para gestão pecuária quando comparado a ferramentas antigas e manuais de registros produtivos e financeiros, pois estes apresentam algumas limitações frente a novas tecnologias, que reduzem o tempo gasto com a gestão, além de apresentarem menor margem de erros.

Quais softwares para pecuária podemos encontrar no mercado?

Muitos softwares convencionais encontrados no mercado possuem peculiaridades, quando, por exemplo, tratam de forma individual os animais, o que representa benefícios em relação à rastreabilidade do animal. Contudo, estão intimamente ligados a cadernos de campo para registro das atividades pontuais dos animais, trazendo pouco impacto nas decisões estratégicas de longo prazo, principalmente quando o assunto é o agronegócio como um todo, o que contempla muito mais do que planejamentos individuais.

Por isso o primeiro ponto para escolher um software é conhecer os seus diferentes tipos, para então descobrir qual atende melhor às suas necessidades. Saiba mais sobre a peculiaridade de cada um.

Software para gestão de uma empresa pecuária

A chamada “Visão Geral” no mundo empresarial diz respeito a uma imagem que sintetiza todos os elementos de uma empresa, ou seja, suas atividades, informações, recursos, qualificação dos funcionários e suas inter-relações. Quando trazemos isso para a empresa rural, é exatamente essa visão que os softwares para gestão pecuária devem contemplar.

Neles, deve-se contemplar a visão holística de todas as particularidades da pecuária e ainda apresentar análises relevantes que se conversam com as outras áreas do negócio, sempre olhando para frente e avaliando a atividade como um todo, permitindo avaliação de qual setor está sendo mais ou menos rentável, conforme a apuração de custos que contemple a realidade econômica dos fatos.

Softwares para pecuária podem contemplar todos os requisitos acima, permitindo uma melhor visualização das áreas da atividade que se interligam e a mensuração de parâmetros relevantes para um bom planejamento e consequente tomada de decisões. Para entender melhor a gestão completa no agronegócio, entenda os seis aspectos para uma boa gestão no agronegócio.

A apuração de resultados (custos e receitas) realizada em lotes traz muito mais relevância para o planejamento estratégico de longo prazo da empresa. Após a realização deste, métricas e indicadores são instaurados a níveis estratégicos, o que se desdobra para indicadores e métricas técnico produtivas, a níveis operacionais.

Aos gestores que buscam maximizar seus lucros, preencher base de dados e abrir novas oportunidades para um planejamento certamente caminha para o sucesso. Mas lembrando, não é apenas o dono que deve possuir e conhecer essas tecnologias, a equipe capacitada e profissionalizada em relação a conceitos e ferramentas, permitiram resultados mais assertivos.

E onde posso encontrar um software na pecuária que me guie e caminhe comigo para maior rentabilidade?

Um Software simples, que realiza análises automáticas, permite a visualização da propriedade em uma única tela com o desempenho individual ou conjunto de cada área ou atividade, realiza avaliações detalhadas dos recursos empregados. Uma ferramenta objetiva onde custos são analisados via regime competência para apuração real das receitas e custos de produção, além de toda a movimentação financeira da sua atividade.

Além do software, soluções integradas com estratégias, treinamentos e materiais de auxilio direto onde uma equipe de inteligência que caminha com você para o sucesso na interpretação de números e cenários que irão basear a tomada de decisões.

Conheça mais sobre uma solução integrada de gestão estratégica e financeira no agronegócio.

Você pode gostar...

1 Resultado

  1. Wilian Santos disse:

    Olá, preciso de informações de como criar uma nova atividade que não seja bovina, pois tenho abelha, cabras e ovelhas, e não consigo fazer nada nessa área como Perfarm.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *