Retrospectiva Perfarm 2016

Gestão Estratégica e a Perfarm 2016

A Gestão Estratégica compreende a gestão de todas as áreas do agronegócio. Uma boa gestão estratégica assegura que todas estas áreas estejam atuando em conformidade com as decisões tomadas por gestores, que por sua vez, baseiam-se em dados de dentro e de fora da porteira. O foco principal da Perfarm é justamente a gestão estratégica. Para tanto, oferecemos ferramentas de análises, principalmente aquelas associadas à gestão financeira, relevantes à produção agrícola e pecuária. Como as decisões estratégicas devem levar em consideração não só os dados quantitativos, mas também os qualitativos ou os que não podem ser representados somente por números, oferecemos diversos outros serviços e conteúdos com o objetivo de maximizar os retornos financeiros de agricultores e pecuaristas.

Desde o seu lançamento, em agosto de 2016, a Perfarm disponibilizou diversos conteúdos, atendendo uma estrutura previamente determinada e que leva em consideração as características principais da gestão estratégica.

gestao estratégica no agronegócio

 

Inteligência em agronegócio

O primeiro estudo de inteligência em agronegócio foi realizado, ressaltando estratégias para competitividade no mundo agropecuário. Sempre dando suporte ao produtor, a importância de se conhecer a cadeia produtiva em que se insere e realizar seu planejamento estratégico foi explicitada, com conteúdos internacionais sobre o assunto. Em publicação recente, também, discutiram-se sobre como a inteligência em agronegócios pode trazer mais informações relevantes para as suas tomada de decisões.

Planejamento financeiro

Em seguida, completando o primeiro estudo, foi realizado o primeiro workshop online, trazendo a palestrante Adriana Gouveia, Gerente Executiva de Produtores Rurais do Banco Rabobank, que junto ao cofundador Luiz Roberto Sodré, discorreram sobre a importância do planejamento financeiro, outro grande pilar da Perfarm. A importância do planejamento financeiro foi posteriormente relembrada, trazendo o foco para agricultura familiar, grande parcela do agronegócio brasileiro.

Ainda sobre finanças, a Perfarm realizou a primeira mini-conferência online, explorando os custos de produção. Nela, Guilherme Stussi e Enrico Castro se juntaram ao time para discutir sobre a correta alocação de custos e como a análise de variância pode auxiliar na estruturação e classificação dos custos.

Planejamento estratégico

Outro grande diferencial da Perfarm, é o conhecimento e expertise em planejamento estratégico. Este conceito, muito pouco utilizado no setor ou ainda mal-conceitudado, vem sendo apresentado para o agronegócio brasileiro. A gestão estratégica é empregada por empresas renomadas ao redor do globo, e é um dos grandes diferenciais dos agricultores e pecuaristas bem sucedidos. O tema foi abordado junto ao Fábio Ventura, consultor da Strategy & (empresa internacional de consultoria estratégica), no segundo workshop online da Perfarm. O assunto foi novamente abordado, ressaltando a sua importância no contexto do agronegócio, onde os ciclos agropecuários são longos, e decisões tomadas hoje podem aparecer anos depois. Junto com o planejamento financeiro, o planejamento estratégico é também um dos pilares do planejamento rural bem elaborado, artigo publicado recentemente pela Perfarm, assim como os aspectos essenciais para se fazer a gestão financeira e estratégica.

Para colocar de forma clara e direta as estratégias de crescimento que podem ser consideradas quando da elaboração do planejamento estratégico, a Perfarm iniciou uma série de estudos em agronegócios dividida em fascículos sobre estas estratégias, a chamada Estrategioteca. A série conta com as 15 diferentes estratégias possíveis de crescimento, elaboradas com conteúdos do mundo todo aplicados no agronegócio, para que produtores rurais possam adotar, crescer e prosperar em seus agronegócios.

A tecnologia no agronegócio

A Perfarm também trouxe muita informação focada no âmbito do uso e dos benefícios provenientes da adoção de tecnologias no agronegócio. A Perfarm.com, veio como uma solução online para gestão financeira e estratégica a um custo-benefício enorme, unindo ferramentas e conhecimento, sendo que o plano gratuito já condiciona uma grande vantagem competitiva. Nela pode-se realizar o planejamento das próximas safras de sua propriedade, do custo dos próximos ciclos por unidade de negócio, obter análises financeiras dos períodos, entre outros, em poucos cliques.

A digitalização pode agregar muito a agricultura e pecuária nacionais, facilitando muitas tarefas e barateando custos. Outro grande feito da tecnologia é a aproximação de produtores aos financiamentos disponíveis, facilitados pela riqueza, rapidez e custos associados à informação. A informação por sua vez, se tornou insumo essencial para a produção agrícola e pecuária, e junto à tecnologia, mais uma vez, está amplamente disponível e com ótimos custos-benefícios. Com isso em mente, a Universidade Perfarm foi criada com o propósito de capacitar e consolidar o conhecimento dos usuários. As vídeo-aulas abordam conceitos e conteúdos extremamente relevantes sobre gestão estratégica e financeira, principalmente, que são de grande valia na tomada de decisões.

Gestão de pessoas

Por fim, a Perfarm sabe que o principal ativo de um negócio, sem dúvidas, são as pessoas, “peças” tão importantes para o alinhamento estratégico de todo o agronegócio. Pensando nisso a segunda mini-conferência online foi realizada sobre o tema ‘Gestão de Pessoas’, e contou com a participação de Bruna Oristanio (trabalhou na Ambev, Cisco, Itaú, Syngenta, entre outros) e a cofundadora Daniela Vianello. Nesta mini-conferência, foi abordado como elaborar e monitar metas de produção, alinhando os objetivos da empresa com o das pessoas que nela trabalham. O tema de remuneração variável fechou a conferência, um método de incentivos que pode ser muito benéfico para o agronegócio já que ele visa maior motivação por partes dos colaboradores e assim maiores produtividades.

Em 5 meses no mercado, a Perfarm já alcançou milhares de pessoas, incluindo produtores e prestadores de serviços do agronegócio. Neste período, uma parcela da Perfarm já mobilizou e ajudou muita gente, e não se basta por aí. A produção de conteúdos relevantes, seja por artigos, conferências ou outros ainda, está com uma programação “a perder de vista”. Para o ano que vem, a Perfarm reserva ansiosamente o lançamento de uma nova solução – ferramentas complementares às existentes hoje – que irá revolucionar a gestão estratégica e financeira no Agronegócio brasileiro.

Fique conectado conosco. Vem muita coisa boa por aí!

botao-pdf-perfarm

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *