Garanta o futuro do seu patrimônio rural

CHEGOU A HORA DE CONVENCER A SUA FAMÍLIA A ADOTAR ESTRATÉGIAS QUE GARANTAM O LUCRO E ASSEGUREM O FUTURO DO PATRIMÔNIO

Você já parou para pensar quantas vezes no seu dia a dia é necessário utilizar diversas palavras, números, fórmulas, exemplos e ferramentas para convencer seus clientes, fornecedores, chefes, sócios e até mesmo filhos, amigos e pais sobre determinado assunto, que muitas vezes para eles não fazem sentido e para você é a solução dos seus problemas e também dos deles?

Muitas vezes durante ou após a sua formação você fica sabendo de avanços tecnológicos que trazem benefícios a longo prazo e podem garantir maior rentabilidade no seu agronegócio e procura saber mais sobre como eles funcionam, quanto custa, quanto tempo levam para trazer retorno econômico, qual a rentabilidade e etc.

Imagina poder realizar estudos gradativos relacionados à mensuração de recursos e as oportunidades de crescimento atrelada a eles? Gerar análises de benefícios econômicos gerais ou pontuais em determinada unidade de negócio para avaliar qual atividade está sendo mais rentável ou qual recurso está desprendendo mais dinheiro? E ainda, comprovar os benefícios das suas recomendações em dados, análises e no retorno econômico propriamente dito?

Pois é, isso não só já existe, como também vem sendo cada vez mais assunto no cotidiano do agronegócio. Hoje vamos mostrar a vocês como o convencimento pode ser gradativo e suas recomendações técnicas poderão ser traduzidas em números que começarão a determinar novas oportunidades e melhor aproveitamento de diversos recursos.

“E como convencer anos de tradição e empirismo a um novo conceito de gestão voltada para agropecuária”?

A gestão começa a se desenvolver de forma natural e gradativa à medida que você toma a decisão e começa a pensar, mensurar e planejar os retornos de recomendações e decisões técnicas. Se empiricamente elas já eram boas e comprovadas, imagina agora com números provando seus resultados na prática? As atividades passam a ser mais rentáveis através de tomadas de decisões mais consolidadas dentro do agronegócio e isso gera benefícios econômicos que vamos tratar mais adiante.

Antes, queremos fazer duas perguntas muito simples e objetivas:

1- O que é gestão do agronegócio?

A gestão nada mais é do que a ciência que vai permitir o desenvolvimento contínuo da sua empresa rural, tornando-a mais competitiva à medida que se identificam os pontos fortes (maximização da capacidade operacional, maiores produtividades, por exemplo) e minimizam-se as fraquezas (mão de obra desqualificada, ociosidade de máquinas) através de análises quantitativas e qualitativas das suas recomendações, confrontando variáveis dentro e fora da propriedade. Além disso, possibilita um maior controle das operações e recursos empregados no empreendimento agrícola, tornando-o mais eficiente e lucrativo.

2- Por que profissionalizar?

Ao passo que o gestor entende o que se passa no negócio – o diagnostica – ele pode determinar as metas e os objetivos da produção agrícola ou pecuária, criar políticas e ações voltadas para potencializar o desenvolvimento, afim de um melhor posicionamento no mercado em expansão. Além disso, a profissionalização é fator chave de sucesso para a maximização de resultados, tanto no campo, mas principalmente, econômicos.

A Perfarm listou uma série de benefícios da gestão profissionalizada para tomada de decisões e geração futura de benefícios econômicos junto a algumas dicas de como transparecer seus benefícios aos familiares:

– Processos produtivos mais claros com organização interna da produção;

– Identificação das atividades e operações que trazem maior rentabilidade;

– Análises de riscos comerciais, operacionais e financeiros;

– Plano de ação para cenários pessimistas e otimistas;

– Definição de metas e indicadores;

– Análise pontual de investimentos e retornos;

– Políticas de governança dos funcionários, ou seja, todos trabalhando com o mesmo propósito dentro do seu setor.

Mas, como abordar o tema com sua família?

Conhecer sobre o tema a ser exposto, trazendo exemplos, informações e benefícios que podem ser gerados a partir dele, certamente vai prender a atenção de sua família, e mais que isso, vai despertar a curiosidade e a vontade de adotar a sua sugestão.

Discorremos algumas ações que podem te ajudar nesta conversa:
– Mostre os benefícios gerados a longo prazo (já citamos alguns nos itens acima);
– O tempo pode ser muito mais aproveitado para cuidar de assuntos operacionais no campo, deixando as atividades de gerenciamento para o gestor;
– Não deixe de citar indicadores e números financeiros que irão facilitar a tomada de decisões;
– Tenha sempre um exemplo em mãos: “É melhor eu produzir mais frutos, de menor qualidade ou menos com maior qualidade?” Uma análise de seu mercado, das linhas de eficiência, pode responder essa pergunta;
– Mostre que a geração de valor pode ser de forma gradual, e não há necessidade de implantação imediata, comece aos poucos a gestão do seu agronegócio e não deixe de colher benefícios;

– Nada melhor ainda do que demonstrar os devidos benefícios sem gastar nada, utilizando softwares de gestão completa gratuitos!

 

Com a tecnologia, a profissionalização da empresa rural pode ser feita a baixo custo

A gestão profissionalizada do agronegócio atrelada à tecnologia pode trazer diversos benefícios adicionais e acurácia nos resultados. A tecnologia possibilita o melhor aproveitamento das informações geradas em seu agronegócio para que sejam feitos planejamentos e tomadas de decisões mais eficientes.

A Perfarm utiliza o próprio software de gestão integrada para geração de análises e planejamentos da sua propriedade de forma GRATUITA.  Por meio desta plataforma você poderá realizar suas análises e ainda desfrutar de benefícios adicionais com os diferentes planos focados em gestão, cursos e materiais. A conta pode ser criada rapidamente, e sem custo nenhum.

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *