Por que a falta de motivação e engajamento da sua equipe pode estar afetando seus lucros?

Como a falta de engajamento e motivação de equipe corroem os lucros

O engajamento de colaboradores, ou bom alinhamento e motivação em relação aos objetivos de uma empresa, é um dos principais fatores de sucesso de qualquer empresa, inclusive no agronegócio.

Pesquisas apontam que 1 a cada 5 funcionários está realmente engajado com sua empresa. O restante não está contribuindo, ou talvez até esteja prejudicando seu agronegócio (Gallup, 2013).

Ainda, na mesma pesquisa, descobriu-se que equipes mais engajadas, estão diretamente relacionadas com maiores lucros.

Ou seja, colaboradores engajados trabalham motivados em prol dos objetivos do agronegócio, reconhecendo sua participação no todo e realizando tarefas com maiores taxas de sucesso, levando a menores ineficiências e aumentando a produtividade.

Enquanto isso, o desengajamento gera perdas de produtividade, aumento de custos, maiores desperdícios, entre outros fatores, que ao final, corroem os lucros de qualquer negócio.

Mesmo quando conhecido, muitos ainda pecam em como corrigir ou manter a equipe engajada, um trabalho difícil, porém com retornos altíssimos quando bem feito.

Afinal, como a falta de engajamento me traz prejuízos?

Os colaboradores do seu agronegócio trabalham por trabalhar, ou investem energia e paixão naquilo que fazem?

Ainda que não tragam grandes problemas, os que trabalham por trabalhar não se importam com os resultados do agronegócio, ou seja, não remam contra, nem a favor dele.

Contudo, a falta de engajamento da equipe se relaciona-se com alguns aspectos muito negativos:

• Maiores índices de ociosidade: Mais tempo ocioso, menos produtividade, maiores custos com mão de obra;
• Maior índice de acidentes: Acidentes, apesar de serem maléficos por si só, diminuem a produtividade, além de poderem trazer altos custos relacionados a manutenções e despesas hospitalares;
• Defeitos de produtos: Uma equipe que trabalha desengajada tem maiores chances de realizar o trabalho com defeitos. Imagine uma manutenção em uma máquina realizada de qualquer jeito? Novamente, maiores custos associados a defeitos.
• Maiores índices de faltas: Sem ir trabalhar, não há produção. Imagine uma falta em um dia de pesagem de animais, por exemplo?

Estes são alguns dos aspectos dentre outros que foram apontados nessa pesquisa, comprovando o impacto direto do desengajamento com a performance econômico-financeira da empresa.

Por outro lado, empresas, ou agronegócios, com equipes bem engajadas apresentam exatamente o inverso:

• Maior produtividade e, principalmente,
• Maiores LUCROS.

Ter uma equipe que se empenha no trabalho, que realiza tarefas com paixão e entusiasmo, definitivamente aumenta a produtividade do agronegócio.

Ainda, aliado aos menores índices de ociosidade, faltas, acidentes, defeitos entre outros, diminuem gastos excessivos, o que ao final das contas, aumenta os lucros.

A chave para evitar o desengajamento e motivar a sua equipe

Mas afinal, como manter a equipe de campo motivada para que trabalhem inspirados, tendo prazer naquilo que fazem, com sentimento de dono e gana pelos resultados do agronegócio?

Motivar sua equipe é fruto de uma série de ações e estratégias adotadas dia após dia:

• Postura;
Liderança;
• Objetivos;
• Remuneração;
• Bonificação;
• Liberdade;
• Interações;
• Entre outras.

Dentre elas, ainda, vamos destacar um aspecto que nem sempre fica claro num primeiro momento:

O engajamento ou motivação é o resultado da expectativa que cada trabalhador tem em relação à recompensa que terão quando se esforçarem para realizar tarefas.

Ou seja, é preciso deixar claro o porquê da realização das tarefas, e principalmente:

Alinhar expectativas!

É preciso deixar claro o que se espera de cada colaborador, e qual será o resultado atingido, caso a tarefa seja cumprida com excelência.

Ainda, esse resultado atingido pode ser uma recompensa direta a ele, ou pode representar apenas um simples reconhecimento, ou ainda a permanência no emprego.

Contudo, é preciso deixar essa relação clara para ele. É preciso que ele saiba e concorde com suas expectativas, e que saiba o que acontecerá quando realizar (ou não) a tarefa.

Daí a importância de uma comunicação eficiente com sua equipe de campo.

Trabalhar com uma expectativa de recompensa e/ou resultado, é motivador, e ajuda a engajar colaboradores a serem mais produtivos, e a se importarem com o agronegócio cada vez mais.

Em outras palavras, isso engaja sua equipe, e é um dos divisores de águas para o sucesso.

Engajar para lucrar!

Uma equipe bem engajada e bem direcionada gera ótimos resultados, porém não é um trabalho fácil e existem cuidados a serem tomados. Contudo, existem profissionais da área de gestão que podem auxiliar e facilitar este caminho. Clique aqui para saber mais.

O bom gestor deve saber se comunicar e alinhar expectativas com a equipe. O resultado econômico de um agronegócio é reflexo das pessoas que participam dele, por isso é importante, para que se obtenha os resultados positivos, o engajamento de todos.

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *