Entenda como a análise por atividade de seu agronegócio pode te trazer lucro

Sabia que você pode estar mascarando a sua tomada de decisões, simplesmente por não realizar análises separadas de cada segmento, operação ou atividade do seu agronegócio? 

Promovendo um melhor controle sobre os custos e receitas referentes a cada atividade agropecuária, a avaliação independente das mesmas permite uma perspectiva da contribuição que cada atividade exerce, ou não, para o sucesso do negócio.

Ao deixar isso de lado, e olhar apenas a foto do todo, podemos estar favorecendo decisões errôneas quanto a alocação de recursos, que irão comprometer os retornos econômicos do agronegócio.

Cada atividade possui a sua forma de operar

Cada operação utilizará recursos distintos que, por sua vez, trarão benefícios igualmente distintos.

A aplicação destes recursos trará uma resposta diferente para cada atividade, de forma que irão afetar os custos de produção de forma diferente.

Um cultivo de sorgo, por possuir necessidades diferentes de um cultivo de algodão, por exemplo, utilizará uma especificidade (e quantidade) diferente de recursos. Portanto, estes recursos somente irão afetar a produtividade e os custos do cultivo de sorgo.

Sendo assim, como você irá avaliar o desempenho e os custos deste cultivo se não analisar, de forma independente, o que foi utilizado nessas operações realizadas? 

Etapas diferentes de produção também podem, e devem ser encaradas da mesma maneira.

Um pecuarista poderia estar ganhando mais durante uma fase do crescimento do animal, do que em outra.

Ainda, um agricultor que armazena grãos por um período de tempo, poderia certamente encarar a atividade de armazenagem como outra atividade econômica, avaliando separadamente o benefício gerado por ela.

Como saberá quanto esta produção, ou etapa produtiva, isolada te trouxe de lucros?

De forma resumida, se um recurso não foi utilizado ou aplicado em uma determinada atividade, este não deve ser considerado no custo dela.

Por isso, análises de atividades econômicas independentes são cruciais para uma boa avaliação de qualquer agronegócio.

 

Análise financeira: Maior detalhamento, melhores decisões

Suponha o seguinte contexto: em um agronegócio que realiza atividades de pecuária e agricultura, você, como gestor rural, não realiza a avaliação de cada uma das atividades, juntando-as na mesma “caixa”.

Durante anos, a operação ocorreu dessa forma, sem maiores problemas para a continuidade do seu negócio, mas sem apresentar grandes ganhos entre os ciclos produtivos.

Em um determinado ano, o seu cultivo sofreu um ataque intenso de uma praga e teve uma perda de 60% da sua produção. Nesse cenário, você precisaria contar com um bom rendimento da sua atividade de pecuária, para garantir a sustentabilidade do negócio como um todo.

Quando voltou a atenção para analisar, de forma mais detalhada, a operação da pecuária, pôde notar que esta atividade estava insustentável e não possuía nenhuma capacidade de te trazer lucro. 

Indo além, ao realizar uma análise de cada atividade independentemente através de seu histórico de dados, você descobriu que, durante todos estes anos, o seu cultivo vinha “sustentando” a atividade pecuária, ou seja, a pecuária esteve prejudicando os resultados do seu agronegócio.

Em um contexto oposto, em que você, gestor rural, sempre realizou a análise independente de cada atividade do seu agronegócio, seria possível identificar o exato momento em que a operação de pecuária deixava de ser rentável. 

Desta forma, poderia buscar alternativas para melhorar suas operações. Ou ainda, avaliar a possibilidade de encerrar essa atividade e reinvestir este capital em outra atividade, que fornecesse maiores vantagens econômicas para o negócio. 

O simples fato de não perder dinheiro, já é uma vantagem frente ao prejuízo que poderia ser trazido.

O exemplo também se aplica a etapas produtivas diferentes, como a armazenagem de grãos e a produção agrícola.

Já imaginou ter uma ótima atividade agrícola, isto é, uma atividade agrícola extremamente lucrativa, e uma atividade de armazenamento de grãos, que devido à má gestão de recursos e pobre estratégia comercial, apresenta prejuízos?

Talvez fosse melhor vender o grão no momento da colheita, e repensar a alocação de recursos que é feita no armazenamento.

Não analisar o seu negócio de forma detalhada é como olhar para uma caixa preta, onde você não consegue enxergar o que acontece ali dentro. 

 

 

 

Avaliar independentemente para saber onde investir

No momento que se possui uma análise independente de cada recurso e custo empregados em cada atividade, é possível realizar análises que resultarão em um panorama onde um investimento pode ser mais rentável do que outro.

Tendo o conhecimento dos custos de produção de cada atividade e os seus possíveis retornos dentro do cenário avaliado, pode-se avaliar as vantagens de se alocar mais recursos em uma atividade do que em outra. Concluindo qual trará melhores resultados ao agronegócio.

Suponha que a última safra teve um resultado muito positivo, além do esperado, e então você decide ampliar a sua produção. Qual das suas atividades você ampliaria?

Avaliando os contextos de uma produção de soja e milho, dentro da sua propriedade, vai embasar a sua conclusão sobre em qual das atividades a alocação de mais recursos conceberá um melhor rendimento. Seja aumentando a área plantada ou realizando uma nova adubação, por exemplo.

 

Garantindo a independência das análises

Boas práticas de gestão financeira na apuração de resultados, utilizando o regime de competência, irão auxiliar de forma com que saberá avaliar os benefícios que cada atividade gerou, apenas considerando os recursos (no momento em que foram utilizados) alocados em cada atividade.

Outra rotina que irá contribuir com controle independente de cada operação é a coleta de dados (separadamente) das tarefas realizadas.

Além disso, a programação destas coletas de dados independentes deve ser previamente estruturada . Isso proporcionará o conhecimento real dos recursos utilizados em cada atividade ao final do período analisado, seja de insumos ou horas trabalhadas.

Hoje existem algumas tecnologias que podem auxiliá-lo na missão de analisar, de forma independente, cada umas das atividades realizadas dentro do seu agronegócio.

O software da Perfarm, por exemplo, é uma solução que possibilita a rotina de anotar todas as tarefas realizadas e retorna, automaticamente, os custos dos recursos alocados em cada atividade de forma independente e, assim, traz os custos de produção de cada produto, assim como seu retorno financeiro.

 

Promovendo melhores tomadas de decisão

Na posse de informações confiáveis que refletem, individualmente, o cenário atual das atividades realizadas dentro do seu agronegócio, você será capaz de realizar as melhores tomadas de decisão para alavancar os resultados do seu agronegócio.

A consciência dos reais custos de produção de cada atividade econômica fornecerá uma gama de informações que trarão os gargalos da produção, possibilitando a concepção de planos de ação que visam desde redução de custos até o aumento de produtividade.

De forma a auxiliar os gestores rurais a interpretar e elaborar os seus planos de ação, a Perfarm oferece soluções que irão atender o anseio por crescimento que o agronegócio brasileiro perpetua na atualidade. Para saber mais sobre as soluções da Perfarm, clique aqui!

 

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *