O Agronegócio no Brasil e o seu potencial (vídeo)

O agronegócio no Brasil, carro chefe da economia brasileira atual, desempenha também a árdua tarefa de alimentar o mundo e viabilizar a sobrevivência e desenvolvimento da população mundial, porém seu potencial ainda está longe de ser alcançado.

História do Agronegócio no Brasil

A origem da palavra agronegócio encontra-se na década de 50, mais precisamente no ano de 1957, onde foi definida como coletivo de todas as operações envolvidas na manufatura e distribuição de insumos, na produção e operações de propriedades rurais, o armazenamento e processamento de commotidies e demais instituições e empresas ligadas envolvidas na cadeia produtiva agrícola e pecuária. Em 1962, um grande marco para o agronegócio brasileiro, principalmente para pecuária nacional, foi uma grande importação de gado Nelore para o Brasil. Concomitantemente, foi o ano em que industrias de diversos setores passaram a adotar análises estratégicas na gestão. Uma década depois, nasce a Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, outro grande feito para o agronegócio brasileiro. Estes grandes marcos, auxiliaram diretamente o crescimento exponencial do agronegócio no Brasil que observamos nos últimos 45 anos.

Brasil, o grande produtor e exportador de commodities agrícolas

Durante as últimas quatro décadas e meia, observamos um aumento significativo da produção de grãos, contrastando o leve aumento de área plantada. Para a safra 2016/17 espera-se ainda uma safra recorde, com produção de 214,8 milhões de toneladas de grãos. O grande feito é relacionado com a adoção de tecnologia no campo, reforçando a frase do pai da revolução verde, Norman Bourlag, que constatou que não há milagres na produção agrícola.

O Brasil se transformou numa super-potência mundial na produção agropecuária. Sendo referência na produção e exportação de diversos produtos. Tornou-se o segundo maior produtor e líder em exportação de soja. Tem o maior rebanho comercial bovino do mundo e também é líder na exportação de carne bovina. É também líder em carne de frango, em qual também é segundo maior produtor.

O país é também o maior produtor e exportador de café, açúcar e suco de laranja. É o quarto maior em produção e exportação de carne suína. Segundo maior exportador e terceiro maior produtor de milho. Quarto maior em produção e segundo em exportação de óleo de soja.

Diferenciais do Agronegócio Brasileiro

Diante do cenário otimista em relação a agronegócio, qual será o futuro do setor? Qual a sua participação no futuro do agronegócio?

O país tem um enorme potencial, como ressaltam números de produção e exportação de commodities, e o fato se deve a alguns aspectos que favorecem a produção agrícola e pecuária no Brasil. O Brasil conta com clima favorável e com chuvas abundantes, que permitem colher duas safras por ano em muitas regiões. Os relevos brasileiros são favoráveis e os solos variados e férteis para produção agrícola. Nosso agronegócio conta com 5 milhões de produtores rurais se dedicando diariamente a produção agropecuária.

Será que o futuro conta com a adoção de novas tecnologias no campo? Planejaremos estrategicamente essa adoção de tecnologias, a nossa produção e o nosso futuro? Diversas indústrias e setores adotam análises e planejamento estratégico a mais de 50 anos. E você, produtor e colaborador rural brasileiro, já fez o planejamento estratégico para o seu futuro? Para o futuro da sua produção? Para o futuro do agronegócio brasileiro?

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *