6 aspectos indispensáveis para uma boa Gestão Estratégica e Financeira no Agronegócio

O agronegócio brasileiro vive um cenário de constantes mudanças, onde frequentemente novas exigências são impostas pelo consumidor final. Além de precisarem atender essa demanda, produtores precisam destacar-se de seus competidores tanto porteira a dentro (diminuindo custos, fazendo alocação eficiente de recursos, aumentando a produtividade, etc), como porteira a fora (buscar parcerias com fornecedores e compradores, posicionando-se estrategicamente em relação a consumidores, conhecendo seu mercado, etc), para então, prosperarem nos seus agronegócios. Diante dessas dificuldades, a gestão estratégica e financeira é uma das principais aliadas dos produtores.

Enquanto as gestões de operações técnico-produtivas controlam o emprego de recursos e atividades do dia-a-dia, a gestão estratégica permite traçar, com base na análise dos ambientes externo e interno do seu negócio, um horizonte a ser percorrido no longo prazo, que quando aliada a uma boa gestão financeira garantem uma operação sólida, competitiva e lucrativa. Você está preparado para utilizar a gestão estratégica e financeira do seu agronegócio? Abaixo estão 6 aspectos indispensáveis para implementar a sua gestão estratégica e financeira e alcançar o sucesso.

  1. Estar aberto a novas informações, conceitos e tecnologias, que serão base para sua gestão estratégica e financeira.

Atualmente, devido ao grande aumento da difusão de novas tecnologias no agronegócio, seja ela um novo insumo, uma tecnologia barateadora de análises, um novo modelo de negócio, e etc, é essencial estar aberto para novos conceitos e informações. Conceitos de gestão financeira e metodologias de análises de mercado estão cada vez mais inseridos no agronegócio de sucesso. Preencher a base de dados e abrir novas portas para seu planejamento e tomada de decisão, são de grande valia aos gestores que buscam maximizar seus lucros. É muito importante ressaltar que não basta apenas o gestor ou dono ser acessível, a equipe inteira precisa estar aberta a mudanças e novos conceitos, uma vez que eles também as adotarão e também colherão resultados.

  1. Estar disposto a investir seu tempo e recursos na gestão financeira e estratégica do seu agronegócio.

É inegável que para atingir seus objetivos e prosperar no seu agronegócio é preciso estar disposto a desprender recursos e investi-los em sua gestão financeira e estratégica. Ambas demandam que se reflita sobre sua atividade, delineie metas, mantenha sua produção sob controle, colete e armazene dados, entre outras coisas que necessitarão de tempo, recursos humanos, recursos tecnológicos e muita dedicação. Contudo, é um investimento de retorno certo que precisa ser realizado.

  1. Estabelecer análises críticas e fazer uso de ferramentas de gestão.

Outro grande passo é a busca por ferramentas que o auxiliem nas tomadas de decisão, e o melhor instruem para a elaboração de uma análise crítica do seu negócio. Nos dias de hoje, são muitos os tipos de dados que se podem coletar e classificar, mas será que são todos realmente relevantes? É preciso controlar todos eles? Ferramentas de gestão foram desenvolvidas para coletar, filtrar e organizar esses dados para auxiliá-lo na conduta de uma análise crítica sobre eles. Para isso, é preciso ter uma visão ampla sobre a situação, entender como as diferentes áreas do agronegócio se interligam, medir os parâmetros relevantes, controlá-los conforme seu planejamento de modo que, finalmente, ajustes sejam realizados. A realização de uma análise crítica, facilitada por ferramentas de gestão, caracterizam um diferencial positivo muito significativo para sua empresa.

  1. Avaliar a sua realidade e aceitar mudanças para melhorar seu negócio.

A gestão estratégica e financeira podem vir a apontar atividades ou atitudes que vinham sendo empregadas e que não estão sendo lucrativas para seu negócio, algumas vezes, confrontando o tradicionalismo. No cenário vivido pelo agronegócio brasileiro, é fundamental diagnosticar a realidade da sua empresa, e perceber que muitas vezes mudanças precisam ser feitas. Dar abertura a novos conceitos e tecnologias, empregar ferramentas de gestão e investir recursos na gestão estratégica e financeira da sua empresa muitas vezes vão elucidar uma realidade negativa, não conhecida ou negligenciada. Estar disposto a aceitar resultados negativos evidenciados, conhecer seus pontos fracos, e almejar superá-los é vital para o triunfo.

  1. Reconhecer os riscos inerentes a sua atividade e estar disposto a tomá-los.

Não bastando querer melhorar e superar seus pontos fracos, é preciso reconhecer e aceitar os riscos que afrontam sua produção. Atividades agropecuárias estão inseridas em um contexto muito diferente de outros negócios, onde uma variabilidade enorme de fatores, incertezas e riscos participam de suas decisões. Todos os produtores, muitos sem saber, compartilham muitos desses riscos, e a diferença está nos que os reconhecem, os mensuram e os minimizam. A gestão estratégica e financeira permite a identificação de tais riscos, bem como quantificá-los. Saber aceitá-los e tomar decisões conscientes diante de riscos é primordial para a sustentabilidade econômica de qualquer negócio.

  1. Desfrutar das análises e resultados trazidos pela gestão estratégica e financeira.

A gestão financeira e estratégica, como apresentado, demandam tempo e recursos, porém não devem ser encaradas como despesas e sim, como investimento. Traçar uma estratégia de mercado, empregar um controle financeiro eficiente e gerir sua produção como uma empresa irão, indiscutivelmente, trazer frutos que excederão toda mobilização de recursos para sua implementação. O agronegócio pode ser muito lucrativo, logo, a gestão estratégica e financeira são ativos essenciais para o seu sucesso.

– Equipe Perfarm

botao-pdf-perfarm

Receba Nossa Newsletter
Junte-se a mais de 10.000 visitantes que recebem nossa newsletter e se beneficiam com artigos sobre gestão no agronegócio.
Somos contra spam. Seu endereço de email está seguro e não será compartilhado.

Use o Facebook para Comentar nesse Post

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *