4 características de um bom gestor rural

Qualquer que seja o negócio, ele sempre vai precisar de bons administradores para ter sucesso. Gestores, incluindo o gestor rural, compartilham de 4 características fundamentais que os tornam bons gestores, são elas:

  • Planejar;
  • Organizar;
  • Direcionar (e coordenar);
  • Controlar

Bons gerentes, ou melhor, gestores não surgem repentinamente. São fruto de muito aprimoramento pessoal que, consequentemente, leva ao aprimoramento do negócio como um todo.

O gestor, segundo Henry Fayol – grande teórico da administração – consiste em:

“Pessoa que desempenha esse papel está apta a interpretar os objetivos levantados pela empresa, atuando sempre com base no planejamento, organização, liderança e controle, convergindo tudo para a obtenção do que foi estipulado.”

A agropecuária tem seus gestores desde seus primórdios, porém, diferente do restante das atividades comerciais, os gestores do agronegócio nunca se identificaram desta forma.

Pense um pouco na definição:  quantos gestores rurais que aprimoram e pensam em todas essas funções você conhece? Como todo produtor, o aperfeiçoamento na função de gestor é inevitável e esse artigo tem o objetivo de ajudar você nessa jornada.

Um bom planejamento vence guerras

Ter um planejamento dentro do agronegócio é crucial, e separa casos de sucesso dos casos de fracasso.

Planejar sua produção, predizendo quanto de recurso vai ter que mobilizar, quais os maquinários necessários, quantas pessoas trabalharão, quanto se quer produzir e sabendo quais problemas possivelmente podem surgir à frente, e conhecendo quais os passos serão tomados quando aqueles acontecerem.

Ainda, um bom planejamento rural engloba os outros componentes.

O planejamento não nasce sozinho, ele é obrigação primordial de um bom gestor rural.

Uma das características vitais do planejamento, a capacidade de planejamento, surgiu em meio as guerras da antiguidade e foi responsável pelo sucesso de grandes generais.

E se sua pergunta é: “Por que devo planejar a minha produção, seja ela pecuária ou agrícola?”, a resposta é simples. Assim como os generais, grandes gestores estabelecem os passos a serem tomados, preveem possíveis riscos, estabelecem metas e preparam-se para enfrentar os leões do cotidiano.


Organizar é preciso

Organização é uma características essencial dos bons gestores, inclusive do gestor rural.

Múltiplas áreas e recursos precisam ser geridas (estoque, insumos, financeiro, compras e etc.) e, na maior parte das vezes, uma única pessoa é responsável por organizar tudo isso. Dessa forma, para evitar o comprometimento do negócio, o bom gestor deve saber como organizar sua fazenda de maneira a manter a saúde do seu negócio.

Uma analogia: Já se questionou alguma vez sobre todas as ações que podem ser desempenhadas pelas várias partes do corpo humano?

Agora imagine se todas elas acontecessem de forma isolada e sem a organização feita pelo nosso cérebro, o que aconteceria? A resposta é evidente: não sairíamos do lugar, adoeceríamos e chegaríamos ao óbito. Uma perna querendo ir para um lado e a outra para o outro lado.

A fazenda corresponde exatamente ao corpo, e o gestor ao cérebro. Como diria o ditado: “cabeça não pensa, corpo padece”.


Para quem sabe onde quer chegar, a direção e coordenação são fundamentais

Direcionamento é de extrema importância, não conseguimos bons resultados se não sabemos que direção seguir. E isso compreende muitos pontos, desde estabelecimento de metas do time até a motivação do mesmo.

Pense em uma simples tarefa do cotidiano, o plantio de sua safra futura. Você possui três funcionários para desempenhar as tarefas de tratorista, repositor de insumos e operação do implemento. Entretanto, todos os três decidem que só vão realizar a tarefa de dirigir o trator.

Complicada essa situação né? Agora, e se, só para piorar, cada um deles decide plantar como achar melhor?

Aí as coisas ficam bem ruins e possivelmente não vai haver nada pronto na colheita.

É exatamente para corrigir esses e outros problemas que existem a coordenação e o direcionamento do time.

Saber quem está fazendo cada função, e se as pessoas que estão direcionadas para cada uma delas possuem capacidade para executá-las, são qualidades de um bom gestor. Em suma, a capacidade de comandar (direcionar) e a coordenação.

E como saber se tudo está indo como queremos?

É preciso controlar, para não ficar “no escuro”.

Saber como as coisas estão indo, quantificar resultados, qualificar seus processos e sua produção, é predizer como está seu negócio através de dados. Todas essas características são fundamentais para uma gestão de sucesso, e é responsabilidade do gestor obter e analisar esse tipo de informação.

É primordial saber como colher esses dados e quais dados são realmente úteis. Para isso é necessário aumentar os conhecimentos sobre aquilo que se deseja produzir, e o aconselhamento por profissionais realmente capacitados.

Por exemplo, você deve crer no ganho de peso diário dos seus animais ou existem novas estimativas, melhores métricas, que são mais confiáveis para analisar o desempenho de uma nova dieta?

Estabelecer medidas e parâmetros que nos dizem como estão as coisas dentro da nossa produção também é de fundamental importância, ou seja, controlá-la!

Seguindo o exemplo passado, você obtém resultados que são compatíveis com seus custos e seu direcionamento da fazenda?

A boa gerência leva à excelência

Por fim, nenhuma das qualidades funciona isoladamente, na verdade todas estão interconectadas.

Para que se tenha um negócio de sucesso, o produtor (ou melhor, o gestor rural) deve ser capaz de:

  • planejar sua produção;
  • organizar atividades e setores;
  • direcionar e coordenar sua equipe e
  • saber coletar e avaliar seus resultados.

Como você já percebeu, é de extrema importância um bom gestor dentro da propriedade rural. Devem ser respeitadas as atribuições do gestor dentro do agronegócio.

Ótimos negócios na mão de gestores ruins nunca alcançaram o sucesso, mas negócios medianos na mão de bons gestores se tornaram ótimos negócios.

 

Receba Nossa Newsletter
Junte-se a mais de 10.000 visitantes que recebem nossa newsletter e se beneficiam com artigos sobre gestão no agronegócio.
Somos contra spam. Seu endereço de email está seguro e não será compartilhado.

Use o Facebook para Comentar nesse Post

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *